A Igreja de Jesus Cristo, por Eloir Vieira

“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

Jesus Cristo é a Pedra principal: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1ªCo 10.1-4).

Cristo é a pedra principal, e que foi rejeitada por muitos: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11). Cristo é o fundamento da igreja, e não se pode pôr outro no lugar de Deus: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1ªCo 3.11).

A igreja de Cristo é espiritual; uma imensa congregação formada de pessoas que têm fé em Jesus Cristo. Os cristãos são pequenas pedras vivas, templos do Espírito Santo para cultuar a Deus: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ªPe 2.5). “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1ªCo 6.19).

A igreja do Senhor Jesus não é uma instituição religiosa, mas, a união de pessoas cristãs desde os primeiros apóstolos discípulos de Cristo até o dia do arrebatamento da igreja. Os cristãos formam o corpo da igreja e Cristo a Cabeça: “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30). “E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1.18).

Independentemente de onde congrega, todo cristão espera a vinda do Senhor. E já está tudo preparado para o encontro da igreja com Cristo; só não foi revelada a data; não se sabe o dia nem a hora em que Cristo virá; mas é iminente: “Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele” (2ªTs 2.1).

Ao chegar a hora, Jesus descerá do terceiro céu onde está à destra de Deus no seu trono. Como num casamento, o noivo sai do altar e vai ao encontro da noiva, assim, Jesus sairá do altar e virá encontrar a sua noiva num ponto do céu; a igreja será entregue pelo Espírito Santo ao noivo. Deus trará as almas dos crentes que já morreram e ressuscitarão:Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele” (1ªTs 4.14).

A parte da igreja que que já morreu, ressuscitará primeiro; em seguida, a parte que está viva, será arrebatada, e todos nos reuniremos com Cristo no céu: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17). Juntos, somos a igreja de Cristo!

Eloir Vieira