Uma sessão foi marcada para este sábado (8); vereadores que faltaram sem justificativa foram convocados.
08/12/2018 06h – G1 MS
A Câmara Municipal de Dourados (MS) terá sessão na tarde deste sábado (8), numa nova tentativa de eleger o presidente da Casa. Na sessão desta sexta-feira (7), não teve quórum: Quatro vereadores estão presos e sete não apareceram. Alan guedes (DEM) e Pedro Pepa (DEM), preso esta semana na operação Cifra Negra, são os candidatos à presidência da Câmara.
Idenor Machado (PSDB) e Cirilo Ramão (MDB) também estão presos e não compareceram. Além destas faltas, 7 dos 19 vereadores não foram votar. Servidores da Câmara foram vistoriar os gabinetes para confirmar as faltas. Sem a presença deles, a eleição foi adiada.
O regimento da Câmara diz que, caso não haja eleição da mesa diretora por algum motivo, a presidência marca uma sessão extraordinária para o dia seguinte. Para a nova eleição, que acontece neste sábado, todos os vereadores que faltaram sem justificativa foram convocados.
Operação Cifra Negra
Os 3 vereadores presos estão no presídio estadual de Dourados. Idenor Machado pediu afastamento do cargo, mas ainda não foi protocolado. A operação Cifra Negra foi realizada na tarde da última quarta-feira e investiga crimes de colarinho branco, como fraudes em licitação e corrupção passiva e ativa.
De cordo com o Ministério Público, empresas de tecnologia da informação simulavam uma concorrência pra ganhar licitações. O servidores públicos investigados facilitavam o esquema indicando empresas e, em troca, recebiam propina mensal. Os promotores apontam que os crimes aconteciam na Câmara de Dourados há, pelo menos, seis anos.