Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Depois de uma intensa pesquisa, chegamos à conclusão, que hoje Ponta Porã deve apoiar candidatos da fronteira.

19/06/2018 05h50 – Jornal da Praça

O site pontaporainforma sempre procurando prestar serviço a nossa fronteira, viu a importancia da matéria publicada pelo Jornal da Praça, a respeito dos provaveis nomes dos pré-candidatos a deputados estaduais, e está republicando neste espaços a matéria para que todos possam ter conhecimento de quem são estes pré-candidatos.

A redação tem ouvido muitos nomes interessantes para a disputar uma vaga na assembleia Legislativa de Mato grosso do Sul este ano, e por este motivo, o JP buscou ouvir os pré-candidatos que a população trouxe e até nosso conhecimento. Estes nomes foram comprovados pelos partidos, ou vieram até nossa redação para comentar o cenário eleitoral de 2018.

Depois de uma intensa pesquisa, chegamos à conclusão, que hoje Ponta Porã deve apoiar candidatos da fronteira. Em nossa pesquisa 94% da população disse que vota em candidatos de Ponta Porã e apenas 6% votaria em candidatos de fora. Ainda na pesquisa, perguntamos quem seria seu candidato. Com a intenção de mostrar a população quem são os candidatos de nossa cidade. Ponta Porã possui hoje uma necessidade preocupante em garantir uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para representar os interesses da fronteira.

Em 2012, foram apurados 45.393 votos, correspondendo a 92,43% dos votos. Em 2014 foram 48.290 votos correspondendo a 92,82% dos votos. Em 2014 George Takimoto (PDT) – foi eleito com 16.586, Pedro Kemp (PT) – O penúltimo menos votado teve 20.174, o antepenúltimo, Amarildo Cruz (PT) – teve 20.585 votos, somando os três Deputados(eleitos) menos votados, temos uma margem de 57 mil votos.

Entretanto, Ponta Porã registrou na última eleição 1.339 (2,77%) votos em Branco, 2.129 (4,41%) votos Nulos e 12.527 (20,60%) votos de abstenção, somando, temos aproximadamente 16 mil votos sem que o eleitor manifestasse entre os candidatos, seu representante.

A fronteira tem representatividade de aproximadamente 64 mil votos para as eleições de 2018, suficientes para eleger três Deputados Estaduais.

Olhando os dados de nossa pesquisa, reafirmamos que Ponta Porã totais condições de eleger 3 Deputados Estaduais, numericamente falando. Em 2014 o Deputado Estadual Flávio Kayatt foi eleito com 25.685 votos, sobrando ainda aproximadamente 41.315 votos em nossa projeção eleitoral para o município, garantindo ainda votos suficientes para eleges mais 2 Deputados.

É claro, que sabemos que não é possível distribuir os votos de forma que garanta a eleição dos demais. Contudo, sabemos da capacidade eleitoral que a fronteira oferece, e devido a isso, começam a chegar, os chamados “turistas eleitorais” que são os pré-candidatos de outras cidades que vem a nossa cidade em busca de votos.

Ainda em 2014, Oscar Goldoni(PDT) recebeu 9.547 votos, Álvaro Soares(PTdoB) 9.340 votos, Lourdes Monteiro(PTB) 3.259 votos, Chiquito Nestor MDB 729 votos, Veimar Marques (PEN) 534 votos, Mozair do Carmo (PSOL) 502 votos, somando, temos 23.911 votos mais 25.685 do eleito Deputado Flávio kayatt, temos 49.596 votos, correspondendo a um número superior aos votos que Ponta Porã expressou no mesmo período eleitoral de 2014 na campanha para Deputado estadual. Reafirmando que os eleitores, já nesta época, tinham intenção de votar em candidatos da cidade. Subentende que os candidatos receberam votos de outras cidades, o que justifica o fato do poder de votos ser superior a capacidade eleitoral da fronteira, onde os candidatos de outras cidades, não receberam mais que 5% da capacidade de votos.

Trazemos ainda ao leitor, um pouco sobre cada pré-candidato a Deputado Estadual em ordem alfabética. Caso seu nome, ou partido, não esteja entre os apresentados, o JP está de portas abertas para que possamos tornar público sua pré-candidatura.

OTAVIANO CARDOSO: O vereador já tinha mencionado a nossa redação sobre ser candidato nestas eleições, o ex- presidente da Câmara Municipal Otaviano Cardoso está convicto que chegou a sua vez de ser o candidato, pois na última Eleição municipal abriu mão de ser candidato a Prefeito de Ponta Porã e abriu mão também do cargo de vice, mas agora chegou a sua vez: “Cada um tem seu projeto e ninguém é candidato de si próprio, graças a Deus com fé, trabalho, honestidade, coragem e demonstrando capacidade no mandato que exerço sendo um vereador de posição estou conquistando meu espaço e tenho recebido o apoio e apreço da população e sinto me preparado para representar toda região de fronteira para defender uma política diferenciada”.

Otaviano Cardoso disse respeitar a vontade do colega Rony Lino de disputar a eleição como candidato a deputado, mas ressalta que ele Otaviano Cardoso está na fila já há algum tempo e sua candidatura está sendo construída desde 2013, quando foi o único Vereador que teve coragem e posição de ficar do lado do povo defendendo os direitos da população e o nosso trabalho continua o mesmo.

Mas se for para ter 2 candidatos vamos à luta, pois o Rony Lino é um batalhador, homem da lida, é também um bom nome e se a população se conscientizar Ponta Porã, pode eleger 2 deputados só com os votos da cidade. Seu nome tem ganhado grande força nos últimos dias, por ficar ao lado do povo, “enfrentando” o executivo na defesa dos direitos dos sindicatos que se fizeram presentes reivindicando seus diretos. Sua postura mostrou ser independente de legenda, mas a favor do povo.

Álvaro Soares: O presidente do Diretório Municipal do Partido Ecológico Nacional (PEN) em Ponta Porã, Álvaro Soares, vai disputar as eleições este ano, oferecendo mais uma opção para que os fronteiriços possam escolher uma proposta diferente das existentes hoje, que tem como meta principal executar uma gestão moderna, participativa e transparente, nos mesmos moldes utilizados para administrar empresas privadas. Seu nome aparece nas intenções de voto, confirmadas pela nossa redação, ao receber leitores, empresários e lideranças políticas.

Pontaporanense da gema, casado, pai de cinco filhos, hoje aos 52 anos de idade, o comerciante Álvaro Soares tem muita bagagem política, tendo sido vice-prefeito na primeira gestão do então prefeito Flávio Kayatt, e cumprido três mandatos como vereador na Câmara Municipal de Ponta Porã, presidindo a Casa por duas vezes.

Ele acredita que esta representatividade se faz necessário já que o município hoje não tem quem o represente, sobretudo aqueles que se identifiquem com a proposta, sem que haja posicionamento situacionista, nem tampouco de oposição desenfreada. “Queremos um trabalho sério e comprometido com a fronteira, leve e sem comprometimentos que possam interferir na administração”, revelou, lembrando que “a cidade precisa de uma forte representação popular, que saia do seu gabinete e ande pelas ruas, ouvindo a população e explicando o que pode e o que não pode ser feito”.

“Quando o deputado anda pelos bairros, pelas ruas da cidade, dando atenção a senhora que está varrendo a calçada, ao ancião aposentado, enfim, fala com o cidadão em frente à sua casa, ele dá à população o respeito que merece e as pessoas passam a olhar para o Poder Público com credibilidade e confiança, já que a comunidade ouve as respostas às suas dúvidas e reclamações diretamente do chefe do Executivo e não de um assessor”, afirmou Soares.

Caio Augusto: A trajetória política de Caio Augusto começou na Câmara de Vereadores, onde foi assessor parlamentar em 2012, foi eleito para ocupar uma cadeira de vereador. Em 2013, foi eleito presidente da Câmara Municipal.

Em 2016, compôs a chapa eleita tendo o arquiteto Hélio Peluffo Filho como prefeito. Agora, assume este compromisso eleitoral com a fronteira, com apoio do Deputado federal Fábio Trad que reafirmou ao JP que apoiaria o vice-prefeito nessa jornada. Ontem, Caio reafirmou, a nossa redação, o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de Ponta Porã, sempre respaldado pela confiança depositada pela população nas urnas.

O pré-candidato também aparece nas intenções de votos a nível estadual, o qual coloca sua campanha em uma boa posição no cenário eleitoral.

CARLOS JARDIM: Seu trajeto já é bastante conhecido na cidade, por atuar como diretor da Unidade Penal de Ponta Porã com aproximadamente 12 anos de serviço público, assumindo em 2016 a Direção da Unidade Penal Ricardo Brandão. Seu trabalho a frente da unidade fez colocar em pratica sua experiência, visando à qualificação profissional e o estudo daqueles que buscam a reintegração social por meio de uma vida honesta.

Sempre preocupado em garantir a dignidade daqueles que ali estão, Carlos Eduardo Lhopi Jardim visita a Câmara de Vereadores para deixar o legislativo a par da situação, buscando apoio e investimentos para sua unidade.

Atualmente Jardim se filiou no PTB em abril deste ano a convite do presidente Estadual, Nelson Trad Filho, que já foi prefeito de Campo Grande. Em 2017 recebeu da Câmara de vereadores a Medalha de Mérito Legislativo, pelo seu prestígio ao exercer sua função em uma unidade de um grande número de detentos trabalhando e se qualificando para uma vida longe dos delitos e possibilitando uma profissão fora do presídio, por isso o vereador Wanderlei Avelino fez a indicação de seu nome para receber esta honraria.

Em nossa pesquisa pela internet, não encontramos qualquer menção negativa de seu nome. E por isso nossa redação entende que o nome de Carlos Jardim tem totais condições de lutar para representar a população da fronteira nestas eleições. Seu nome apareceu nas intenções de votos em uma pesquisa feita pelo site comunicacaodeponta.com.br.

BRUNOÍ REICHARDT: Brunoí, como é conhecido ocupou o cargo de vereador nas eleições de 2012, sendo eleito com 816 votos válidos pelo PMDB (hoje MDB). Nas eleições passadas tentou reeleição, mas teve 539 votos ficando de suplente e assumindo temporariamente o mandato no lugar do vereador Daniel Marques.

Brunoí ficou 30 dias e causou uma grande revolução na defesa dos professores, usando a tribuna, lugar onde seu discurso viralizou as redes sociais, por anunciar o salário de secretários, buscando defender a classe. Neste período buscou medidas fortes contra o executivo, exigindo mais esclarecimentos, sobre a empresa de iluminação pública, garantia do asfalto, e relatórios de cargos de comissionados, nomeados e contratados. Sua postura foi reconhecida pelas redes sociais, e ganhou nota do SINTED pela defesa dos direitos. Presidente do MDB, compõe a chapa ao lado de Daniel Marques, pré-candidato a Deputado Federal, ao lado do ex-governador e Pré-candidato ao governo André Puccinelli. Seu nome já aparece nas intenções de votos, trazidos em nossa redação, ainda não confirmada pelo ex-vereador.

EDUARDO GAÚNA: O empresário Eduardo Gaúna foi reeleito, pela segunda vez, presidente da ACEPP (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã) para o biênio 2018/2020, assumindo o cargo na data de 04 de maio. Nossa redação já tinha conversado com Eduardo, que confirmou sua posição política pelo PODEMOS. Gaúna, disse que desde o começo deixou bem claro aos associados a necessidade de se falar de política, visto que tudo gira em torno desta, desde os impostos que são pagos, e é hora dos comerciantes se posicionarem. Deixou bem claro que seria candidato as eleições deste ano como pré-candidato a um cargo de deputado estadual. “Na minha visão, Ponta Porã não merece mais só os tapinhas nas costas, e pessoas se iludem, acabam votando em pessoas de fora e deixando de ter representatividade”, afirmou. Eduardo Gaúna lembrou que vem como proposta nova, é ficha limpa de verdade e, quem tem dúvidas sobre seu candidato, vá até o Google, pesquise o que seu candidato já fez.
O JP contou todos os detalhes de sua trajetória política no dia 14 de abril, onde nossa redação começara a apresentar os candidatos de Ponta Porã.

LUDIMAR NOVAIS: Final do Ano passado o JP já havia conversado com o Ex-prefeito, sobre uma possível candidatura, e falou com exclusividade a nossa redação.

Sobre eleição, o próprio Ludimar descartou a possibilidade de disputar uma eleição para a prefeitura municipal, segundo ele, o poder Executivo exige muito esforço pessoal onde à população, muitas vezes não compreende as dificuldades de se administrar uma cidade como Ponta Porã.
Apesar de não ter interesse em disputar a prefeitura, Ludimar mencionou a possibilidade de disputar uma vaga no legislativo, onde já existe a especulação de seu nome para buscar uma vaga como Deputado Estadual pelo PDT que teria o apoio do Deputado Federal Dagoberto nogueira, que compõe a chapa do pré-candidato ao Governo do estado o juiz Odilon de Oliveira. Essa possibilidade existe devido a uma solicitação partidária, pois Ludimar não teria esse interesse. Ludimar também já ocupou o cargo de vereador eleito com 1.938 votos, na época estava no PPS.

Perguntamos sobra à relação partidária de Ludimar com o Juiz Odilon, onde o ex-prefeito lembrou de suas conquistas na cidade devido a esta relação, pois recebeu o total apoio do Juiz Odilon em sua administração, como o prédio da Guarda municipal de Ponta Porã que foi viabilizado graças a esta relação, juntamente com vários veículos da guarda municipal. Seu nome é constantemente lembrado nas redes sociais e tem apoio do partido e da população, por isso seu nome aparece entre os pré-candidatos que estão “na boca do povo”.

PAULINHO ROBERTO: Ocupando a posição de oposição na câmara de vereadores, Paulinho eleito com 724 votos em 2016, vem crescendo seu nome na luta pelo trabalhador. Nossa redação entrou em contato com o vereador para ter mais detalhes sobre sua pré-candidatura a Deputado Estadual. Paulinho falou que segundo uma pesquisa realizada pelo executivo, o legislativo municipal de Ponta Porã possui atualmente mais de 80% de aprovação dos munícipes de Ponta Porã e atribuiu este número a renovação que a Câmara viveu nas últimas eleições.

Paulinho ainda confirmou que é pré-candidato a deputado estadual, elogiou a luta e história do último deputado que Ponta Porã conseguiu eleger, Flavio Kayatt, e disse que Ponta Porã tem condições para eleger novos nomes para a Assembleia Legislativa Estadual este ano. “Sou candidato para trazer melhorias para Ponta Porã, para defender a luta dos trabalhadores a nível estadual, se o Estado de Mato Grosso do Sul desejar, me defender um MS democrático e com políticas que favoreçam a toda a população”.

Paulinho também elogiou a decisão do PT de MS de lançar o ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, para renovar os quadros da política em Mato Grosso do Sul.

Raquel Portioli: O nome da advogada e produtora rural, Raquel Portioli apareceu com grande número de pessoas indicando seu nome na pesquisa de intenções de votos realizada pelo site comunicacaodeponta.com.br, onde mais de 20 pessoas indicaram seu nome com pré-candidata a Deputada Estadual por Ponta Porã nestas eleições.

Nossa redação entrou em contato com a advogada para apresentar seu nome para a apreciação em nossas páginas. Segundo a Raquel, seu nome foi proposto pelo partido e aceito por unanimidade para compor uma chapa ao lado do amigo José Alves, Zé da Viola, para defender uma campanha séria voltada aos mesmos princípios do partido que tem a intenção de eleger o Jair Messias Bolsonaro. Hoje o PSL tem em Ponta Porã, mais de 200 filiados que compartilham desta mesma necessidade, mudar o Brasil para melhor.
A proposta de seu nome, é uma forma de renovar a política existente, afirmamos isso, pelo fato da advogada não ter sido candidata nenhuma vez. Entretanto a necessidade de Ponta Porã ter representatividade fez com que Ela, assumisse esse compromisso. Aliás, esta foi a primeira vez em que

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?

Ponta Porã: Em quem você votaria para Deputado Estadual nestas Eleições?