Escola Estadual João Brembatti Calvoso é a 1ª em tempo integral em Ponta Porã

A instituição de ensino faz parte do programa do governo do Estado, “Educação em Tempo Integral” que implantou em 16 escolas do estado

23/05/2018 12h – Por: Alex Diniz

Ponta Porã ganhou no ano de 2018 a primeira escola estadual em tempo integral, que atende alunos no horário das 07 às 17 horas. Essa é a Escola Estadual João Brembatti Calvoso, localizada na Av. Brasil, 836, no bairro Granja. A instituição de ensino faz parte do programa do governo do Estado “Educação em Tempo Integral” , implantada em 16 escolas do estado.

O currículo do aluno é composto de componentes da Base Nacional Comum, da parte diversificada e das atividades integradoras, com estudo orientado, atividades eletivas e práticas de convivência e socialização. Em Ponta Porã, cerca de 400 alunos estão sendo beneficiados pelo programa de tempo integral.

Segundo a coordenadora pedagógica Gercira Boeira Trindade, os alunos permanecem 09 horas em sala de aula realizando diversas atividades educacionais, como 6 aulas de língua portuguesa, 6 aulas de matemática e 2 aulas de línguas estrangeiras e tem a sua disposição todos os professores para sanar duvidas de quaisquer conteúdo escolar. Também faz parte do aprendizado do aluno a programação digital, lembra a coordenadora Gercira.

‘ O aluno no final do 3º ano, sai preparado para realizar seu projeto de vida, que é seu sonho, que é trabalhado durante 3 anos no ensino médio integral”, afirmou Gercira Trindade.

Eliana Aparecida Araujo Fernandes, diretora a frente da escola há 10 anos, em entrevista a reportagem do Pontaporainforma, ressaltou a importância do ensino integral. “No principio deu um pouco de medo, uma insegurança, por ser uma coisa nova. Existe 16 dezesseis escola no estado e nós aqui do município fomos contemplados com esse programa e também ficamos lisonjeados pela confiança da Secretaria Estadual de Educação e MEC. A educação em tempo integral é a realização de um sonho, já que há muito tempo temos visto falar e agora é uma realidade em nossa escola”, enfatizou.

Ainda de acordo com a diretora Eliana, foi feito uma divulgação junto aos pais de alunos e a comunidade para que não houvesse evasão escolar. “Quando percebemos que a comunidade aderiu a esse novo projeto foi um ponto positivo a favor do projeto”, explicou Eliana.

Foto: Alex Diniz