16/03/2018 17h40
Em 2007, a UFMS concedeu a ele o título de Doutor “Honoris Causa”.
A UFMS entregou hoje, 16, uma homenagem ao líder budista japonês Daisaku Ikeda, que é um dos indicados deste ano ao Prêmio Nobel da Paz. A homenagem, que tem o nome de Dr. Ueze Zahran, foi concedida pelo curso de História da Universidade, para comemorar os 90 anos do líder budista e o dia da Paz Mundial, uma comemoração internacional realizada pelos membros da associação budista Soka Gakkai.
Daisaku Ikeda é filósofo, escritor e humanista japonês. Há mais de meio século se dedica a formar jovens nas escolas e universidades que fundou em diversos países. Em 2007, a UFMS concedeu a ele o título de Doutor “Honoris Causa”.
Seu nome foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz, por defender que pela educação se alcança a paz entre os povos, e somente trabalhando a tolerância e a aceitação da diversidade, o mundo vai conseguir diminuir a violência. Durante a Solenidade o presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Dr. Celso Hama, representante de Daisaku Ikeda, falou que a educação é o foco principal para a solução de qualquer conflito. “Quando há educação, existe o respeito, o diálogo para conduzir o caminho da paz que tanto desejamos”, revelou.
Para o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, este momento é importante para fazer uma reflexão sobre a paz.
“Educação e Ciência têm que ser encarados como investimento público, e não como gasto. Nós temos que acreditar que a educação é a maneira para formar os nossos jovens. E que a paz reine no mundo’, declarou.
Durante o evento foi apresentado o documentário “Um outro modo de ver as coisas”, escrito por Daisaku Ikeda.