
A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, esteve em Santarém, no oeste do Pará, onde participou de uma série de atividades voltadas para a agenda turística da região, entre elas a “Semana Fashion Revolution 2025”, com foco no fortalecimento do turismo sustentável, na valorização cultural e na promoção da moda circular indígena.
Um dos momentos mais marcantes da agenda foi a visita da ministra ao evento realizado na sede da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, em Alter do Chão. A programação destacou a força do empreendedorismo feminino indígena e a importância da moda como ferramenta de expressão cultural, inclusão e geração de renda.
Durante o encontro, as mulheres da associação apresentaram uma dança tradicional, como forma de agradecimento pelo apoio do Ministério do Turismo à iniciativa.
“A valorização da cultura local e o incentivo à sustentabilidade são fundamentais para promover um turismo que transforma vidas e comunidades. O que vemos aqui em Alter do Chão é um exemplo potente de como a moda pode ser um elo entre tradição, inovação e desenvolvimento”, afirmou Ana Carla Lopes.
A Semana Fashion Revolution 2025, que acontece simultaneamente em diversas regiões do país, tem como tema neste ano “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”. No Pará, o desfile regional e demais atividades foram uma vitrine do potencial criativo amazônico, com destaque para tecidos naturais, técnicas ancestrais e a riqueza da identidade indígena local.
Com uma programação que inclui desfiles, painéis, oficinas e rodas de conversa, o evento reforça o papel do Brasil como destino de turismo cultural e de experiência. Em 2024, as ações da Fashion Revolution estiveram presentes em mais de 100 cidades brasileiras, promovendo uma moda alinhada à consciência ambiental e ao respeito aos direitos dos trabalhadores da cadeia produtiva.
Para Ana Carla Lopes, o fortalecimento do turismo sustentável passa pela valorização de iniciativas como a da Associação Suraras do Tapajós.
“Quando investimos em experiências autênticas e respeitosas com os saberes locais, promovemos não apenas o crescimento econômico, mas também o orgulho das comunidades em sua própria identidade. Essa é a verdadeira revolução”, avaliou.
AGENDA – Em Santarém, Ana Carla Lopes realizou diversas reuniões com lideranças e autoridades, entre os quais o secretário de turismo de Santarém, Emanuel Júlio Leite e o secretário municipal de governo da cidade, Ângelo Coelho, discutindo ações para reforçar o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do turismo na região.
Durante a agenda, Ana Carla Lopes também teve a oportunidade de conhecer o mais novo ponto turístico de Santarém. Acompanhada de Geovane Farias, Ouvidor Geral de Santarém, ela visitou o mais novo mirante que permite ao visitante contemplar a belíssima vista da cidade e do Rio Tapajós, que banha toda a região e cujo encontro das águas com as do rio Amazonas formam um dos principais cartões postais da cidade chamada carinhosamente de “Pérola do Tapajós”.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo