A última vez que ocorreu este fenômeno foi em 2023
Chuvas intensas que atingiram a região de Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna provocaram estragos, transbordamento de rios e alagamento de casas.
Mas, embora tenha causado prejuízos, também gerou um fenômeno curioso e raríssimo no Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim.
O Rio da Prata transbordou, nível da água subiu cerca de três metros e cobriu uma passarela de madeira, que ficou totalmente submersa pela água cristalina.
Para exibir o fenômeno, rapazes mergulharam e ‘caminharam’ pela trilha submersa. O vídeo do rapaz ‘andando’ debaixo d’água viralizou nas redes sociais.
“Esse espetáculo raro da natureza aconteceu no último fim de semana após as intensas chuvas na região e que deixaram a trilha coberta por águas cristalinas, revelando uma paisagem surpreendente e encantadora. Uma experiência única, que só acontece quando a natureza decide brindar alguns sortudos com esse cenário mágico!”, divulgou o atrativo turístico.
De acordo com o Grupo Rio da Prata, o nível do rio baixou e os passeios (flutuação e mergulho) já voltaram ao normal.
A última vez que ocorreu este fenômeno foi em 2023, conforme noticiado pelo Correio do Estado. Curiosamente, após as chuvas, as águas do Rio da Prata continuaram cristalinas e as águas do Rio Formoso ficaram turvas. Ambos os cursos d’água ficam na mesma região.
Fonte: Correiodoestado