Ministro Celso Sabino visita pavilhão Brasil na Expo Osaka, no Japão

Agenda oficial do ministro do Turismo no país oriental tem como objetivo aumentar o fluxo de turistas entre as nações e ampliar a promoção turística do Brasil. Foto: MTur Divulgação

O ministro do Turismo, Celso Sabino, visitou neste domingo (20/04), o pavilhão do Brasil na Expo Osaka, que acontece no Japão. O espaço dedicado à celebração e promoção do Brasil internacionalmente foi inaugurado em 14 de abril e seguirá até o dia 13 de outubro, quando o evento se encerra.

A Expo 2025 em Osaka tem como tema “Projetando a sociedade futura para nossas vidas”. A expectativa é de que o evento reúna 158 países e 28 milhões de visitantes. A exposição, realizada desde 1851, acontece a cada cinco anos e conta com a participação do Brasil, desde 1862. Para a edição de 2025, os destinos brasileiros contam com um pavilhão de cerca de mil m², com a curadoria da cenógrafa Bia Lessa, destacando a cultura e a sustentabilidade do país e com a estimativa de receber cerca de 10 mil visitantes por dia.

“A presença do nosso país em um evento como a Expo amplia a visibilidade dos destinos brasileiros, contribuindo para aumentar o conhecimento do Brasil como destino turístico e, consequentemente, atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros. O Pavilhão do Brasil na Expo está trazendo um excelente trabalho de promoção internacional, por meio de ações de valorização da nossa cultura, história e conhecimento”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Entre os destaques do pavilhão brasileiro está uma área dedicada aos Parangolés, obras de arte em formato de capas criadas pelo artista Hélio Oiticica, onde o visitante é surpreendido com painéis em cores vibrantes de diferentes elementos. Os visitantes ainda podem receber as capas como lembrança da experiência.

Criada por Maurício de Souza e conhecida no Japão, a Turma da Mônica também está presente no espaço brasileiro. Quem passa por lá pode assistir a um vídeo de cinco minutos onde os personagens da turminha ajudam a contar e explicar ao visitante sobre o Brasil, sua cultura, tradições, relação com o Japão e como começou a relação de amizade entre os dois países que este ano completa 130 anos. Ao final da visita, ainda é possível carimbar o passaporte da Expo.

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo