A Secretaria Municipal de Segurança Pública, realiza por tempo indeterminado, a Operação “Madrugada Segura” em Ponta Porã. Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, a intensão é manter a tensão sobre as pessoas em atitudes suspeitas durante a madrugada e levar mais segurança de norte a sul da cidade.
“Nosso efetivo aborda andarilhos e pessoas em situação de rua, realiza a checagem pessoal e se não tiver nenhuma restrição, são liberados. Dentro desse contexto, já retiramos dezenas de armas brancas de circulação, dezenas de motocicletas irregulares, com falta de documentação obrigatória e desordem urbana. Algumas armas apreendidas chamam a atenção pelo poder de causar graves ferimentos, caso fossem utilizadas”, afirmou o Secretário de Segurança Pública Candinho Gabínio.
A GCMFRON realiza a Operação “Madrugada Segura” diariamente e a estratégia é surpreender. Desde o início, o número de furtos de fios elétricos, por exemplo, diminuiu muito e, credita-se ao fato da maior presença ostensiva da Guarda Municipal nas ruas de Ponta Porã.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, vem atuando em várias frentes, como trânsito seguro, rondas escolares – estas com palestras sobre bullying e trânsito – rondas nos parques e praças, apoio às demais forças de segurança e escolta de presos.
* Pedro Zadyr – SMSP