Wellington Dias recebe líderes indígenas

Nesta quinta-feira (10.04), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu líderes de povos indígenas do Mato Grosso, Ceará e Bahia. A finalidade da reunião foi ouvir as pautas apresentadas pelas lideranças e mostrar caminhos para as comunidades acessarem os programas de assistência social oferecidos pelo MDS.

Os líderes apresentaram ao ministro as principais demandas e dificuldades enfrentadas pelas comunidades indígenas em relação à assistência social, insegurança alimentar e informações sobre os caminhos para acessar os programas como o Fomento Rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Somos usuários do Bolsa Família e de outros programas, também temos estado juntos com a política de cuidados”, ressaltou Eliane Xunakalo, presidente da Federação das Organizações e Povos Indígenas de Mato Grosso. Segundo ela, o objetivo do encontro foi entender como funcionam as iniciativas do Governo Federal e como melhorar o acesso aos programas de assistência social para as comunidades que ainda não foram alcançadas.

O ministro detalhou cada programa para que os líderes auxiliem e levem informações aos membros das comunidades. Wellington Dias explicou o funcionamento do PAA indígena que, além de garantir a melhoria da alimentação, tem permitido a retomada das atividades produtivas nos territórios.

Além disso, apresentou o Programa Fomento Rural, que garante apoio técnico e financeiro, para que as famílias beneficiárias possam se estruturar ou ampliar sua capacidade produtiva, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional.

O Programa Cisternas também foi apresentado pelo ministro às lideranças como um caminho para melhorar os problemas com a falta de água e produção de alimentos em regiões que enfrentam dificuldades climáticas. O programa tem como objetivo promover o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos através da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo.

Parcerias com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) também foi uma possibilidade levantada por Wellington Dias, que reforçou o compromisso do Governo Lula em “trabalhar para garantir mais dignidade aos povos indígenas”.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome