Treinamento em Pernambuco fortalece o enfrentamento ao Aedes aegypti em comunidades indígenas

Foto: divulgação/MS

Com foco na prevenção e controle do mosquito Aedes aegyptitransmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, o Ministério da Saúde promoveu um treinamento para agentes indígenas de saúde no município de Pesqueira, localizado no Agreste de Pernambuco, entre os dias 2 e 4 de abril.

Ao todo, 25 agentes indígenas participaram do treinamento, que foi conduzido por equipes técnicas da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), da organização social Moscamed Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e da gestão municipal de Pesqueira.

No encontro, os participantes receberam orientações sobre medidas de prevenção e controle do mosquito e foram apresentados a tecnologias de monitoramento entomológico. Entre os destaques, estava o uso de ovitrampas, armadilhas simples que ajudam na detecção e controle do vetor.

Como parte das atividades práticas, foram instaladas 22 ovitrampas e 4 armadilhas para captura de mosquitos adultos nas áreas indígenas do município. Essas ferramentas permitem monitorar a presença do Aedes aegypti, avaliar a eficácia das medidas de controle e reduzir a quantidade de ovos e mosquitos no ambiente, contribuindo para a diminuição da transmissão das arboviroses.

Qualificação e formação profissional

Para reduzir casos graves e óbitos, o Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (8), novas ações de enfrentamento à dengue. Entre as propostas, está o investimento em formação profissional. São 50 mil novas vagas para o curso autoinstrucional de Dengue da Universidade Aberta do SUS (Una-SUS), para melhorar o atendimento em todo o país.

Nos próximos 100 dias, serão enviados conteúdos informativos e educativos para 50 mil agentes comunitários de saúde (ACSs), profissionais do Mais Médicos e residentes. E com a tecnologia a favor, a pasta vai reunir lideranças do Programa Mais Médicos em webinário para disseminar estratégias de combate e prevenção da doença, com alcance previsto de 20 mil pessoas.

João Moraes
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde