O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Pré-Sal Petróleo (PPSA) realizaram, nesta quinta-feira (27/03), uma reunião estratégica para tratar dos próximos leilões de petróleo e gás natural da União. O encontro teve como foco a definição dos principais parâmetros para a comercialização de cerca de 70 milhões de barris no 5º Leilão de Petróleo da União, marcado para junho e com previsão de lançamento do edital na próxima semana. Também foi abordado o primeiro leilão de gás natural da União, que deverá ocorrer no último trimestre deste ano.
Representando o ministro Alexandre Silveira, o ministro de Minas e Energia Substituto, Pietro Mendes, destacou a importância da iniciativa para ampliar a previsibilidade do mercado e fortalecer a segurança energética do país. “Estamos avançando na estruturação de leilões estratégicos que vão garantir maior eficiência na comercialização dos volumes da União, atraindo investimentos e beneficiando diretamente os interesses nacionais”, afirmou.
Durante a reunião, foram debatidos aspectos técnicos como a modelagem dos contratos, a definição dos volumes a serem ofertados e os prazos para publicação dos editais. No caso do leilão de petróleo, a PPSA já estima que o maior volume de cargas virá do Campo de Mero, com mais de 50 milhões de barris a serem comercializados em 12 meses. Já o leilão de gás natural dependerá da contratação do Sistema Integrado de Escoamento (SIE) e do Sistema Integrado de Processamento (SIP), além de análises para otimizar o modelo de oferta ao mercado.
Outro tema abordado foi a proposta do MME para um novo leilão de óleo da União em áreas não contratadas dos campos de Tupi, Mero e Atapu. A medida pode incrementar o orçamento da União e tem potencial para atrair o interesse de grandes players internacionais do setor de energia.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn