Líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), pode levar o comando da Casa.
A Câmara dos Deputados confirmou, nesta sexta-feira (10), a convocação da eleição da Mesa Diretora da Casa para 1° de fevereiro. Na ocasião, os deputados vão eleger uma chapa para compor a mesa, o que inclui um presidente e um vice-presidente. Os mandatos terão duração de dois anos, portanto, até fevereiro de 2027.
Inicialmente previsto para a segunda-feira (3), o pleito deve iniciar às 16h. A eleição ocorrerá no mesmo dia que a do Senado, marcada para a manhã.
Na Câmara, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), pode levar o comando da Casa. O paraibano é o candidato do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e juntou o aval de 18 partidos, que podem lhe render 495 votos ao todo.
Motta deve enfrentar apenas um adversário, o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que tem apenas o apoio do próprio partido.
No Senado, o favorito na disputa é o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que já comandou a Casa em 2021, e tem o apoio dos seguintes partidos: PSD, MDB, PT, PL, PP, PDT, PSB e União Brasil. Juntas, as legendas têm 79 votos.
Alcolumbre também tem o apoio do atual mandatário, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Contudo, deve enfrentar as candidaturas rivais dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES).
Fonte: R7