A Câmara Municipal de Ponta Porã realizou sessão solene para entrega de honrarias para personalidades que contribuem para o desenvolvimento da fronteira. O evento ocorreu na noite de segunda-feira, dia 16, e lotou completamente as dependências do Centro Internacional de Convenções “Miguel Gomez”.
Ao fazer a abertura oficial do evento, o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima disse que a sessão solene é um momento de muita honra e orgulho porque reúne pessoas que contribuíram para o progresso e desenvolvimento de Ponta Porã e da região de fronteira. “São pessoas que contribuem para a construção da Ponta Porã que sonhamos, que queremos para nossos filhos e netos. Nossa cidade hoje está em outro nível, com economia pujante e isso só acontece porque existem parceiros de diversos segmentos que hoje estão sendo homenageados, são pessoas participativas na construção dessa história”, disse.
Ainda no seu discurso, Agnaldo disse que ser vereador é uma luta constante, mas é muito gratificante quando as solicitações feitas são concretizadas. “E nessa sessão solene temos aqui 76 homenageados, pessoas merecedoras porque fazem a diferença no dia-a-dia, ajudando na construção de uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou o presidente da Câmara Municipal.
A juíza Thielly Dias de Alencar Pithan, da 1ª Vara Criminal da comarca de Ponta Porã, foi escolhida para falar em nome dos homenageados. Ele contou que nasceu em Campo Grande e que na infância sonhava conhecer a fronteira. “Ponta Porã me despertava um certo fascínio e deslumbramento quando ainda era criança. Talvez foi isso que influenciou a escolha que fiz de residir e trabalhar aqui”, disse. Ela destacou o aprendizado profissional e pessoal com a integração e acolhimento da fronteira. “Na fronteira existe diversidade, não são apenas brasileiros e paraguaios, mas temos libaneses, chineses, comunidade indígena, entre outros”.
O jornalista Uilson Morales também falou em nome dos homenageados. Ele disse que tem 48 anos de profissão e que começou a trabalhar em Ponta Porã em 2004 convidado pelo ex-prefeito Flávio Kayatt, passou pelo Hélio Peluffo Filho e agora participa da gestão do prefeito Eduardo Campos. “Ponta Porã é uma cidade maravilhosa para viver e trabalhar e receber o título de Cidadão Pontaporanense é uma grande honra”. Morales disse que todos os homenageados ideias e sonhos fazem parte de qualquer empreendimento, mas para acontecer é preciso ação e citou pensamento do Padre António Vieira: “Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos”.
O prefeito Eduardo Campos que também foi homenageado junto com a primeira-dama Paula Consalter Campos, disse durante pronunciamento que todos os homenageados merecem o reconhecimento pela contribuição que cada um dá para o desenvolvimento de Ponta Porã e da cidade irmã Pedro Juan Caballero. “Parabenizo a Câmara Municipal pela grandeza do ato de reconhecer a relevância de cada um, pessoas merecedoras e que ajudam a construir a Ponta Porã que tanto queremos”, afirmou.
O deputado nacional do Paraguai, Santiago Alfredo Benitez Cáceres também ressaltou a homenagem recebida. “Agradeço a Jesus Cristo pela oportunidade de estar aqui. Agradeço também ao vereador Marcelino Nunes que me convidou para esta noite de homenagens e de nos dar a oportunidade de contribuir com o crescimento das cidades gêmeas Ponta Porã/Pedro Juan Caballero. É uma satisfação fazer parte da história dessa fronteira que cresce e vou estar sempre à disposição para trabalhar e servir a comunidade”, disse.
Abaixo a lista dos homenageados, os que não comparecerão receberão as honrarias em outra oportunidade:
1° Ten. Jorge Sanguina
2° Sgt. Antônio Carlos Siqueira Ribeiro
2° Sgt. Cristian dos Santos Araújo
Aizar Talavera Junior
Alci Paim da Silva
Álvaro Galeano Brandão
Ana Lúcia Junqueira
David Nunes Iahnn
Débora Raquel Silva da Silva
Dep. Estadual Jamilson Lopes Name
Dep. Federal Dagoberto Nogueira Filho
Dip. Nacional Santiago Alfredo Benitez Cáceres
Dr. Gustavo Adolfo Fernandes Gonzalez
Dr. Hércules de Souza Urzedo
Dr. José Renato Favero Pedretti
Dr. José Ricardo Moreira
Dr. Juan Carlos Torres Benítez
Dr. Lupersio Degerone Lúcio
Dra. Claudia Janette Bazan Galand
Dra. Kamila Patricia Colares Prado
Dra. Natalia Muriel Gonzalez Alcaraz
Dra. Nina Negri Schneider
Dra. Patricia Vieira Caetano
Dra. Thielly Dias de Alencar Pitthan
Ederson Marcelo Nunes Trindade
Elias Lopes Gonçalez
Erika Larissa Ogeda Canteiro
Fábio Kayatt
Franciele Miranda Ramos
Gabriel Marcondes Viana Silva
Galeano dos Santos
Gervazio Gonçalves
Iremar de Medeiros Silva
Irineu Oviedo Barbosa
Ivan Alexandre da Silva e Renan Felipe Copini Moreira
Joanilson dos Santos Silva
José Menino Moreira
Josivan Dias de Oliveira
Juliana Portioli Georges
Kassem Mohamad Zahwe
Keila da Silva Pires de Leite
Krigor Roncoleta e Adrilene Siqueira Roncoleta
Leticia Carneiro Silva
Leyre Aparecida Florêncio Gonzales
Lic. Carlos Alberto Gamarra
Luís Carlos Paredes Echeverria
Luiz Antônio Saldanha Rodrigues
Major Chrystian Henry Brito Cardoso
Marcelo Bonfim
Márcia Andrea Gonzales Alvarenga
Marcos Calazan Carpes Brum
Maria Isabel Estigarríbia do Amaral
Marivania Pereira Rodrigues Cezano
Mérces Nogueira da Rocha
Natália Halline Leite Acevedo Lemoigne
Patricia Midori Tamasato Weiler
Pedro Mezher
Pedro Moizes Barbosa Alves
Pr. Antonio João Trindade Salina
Profª Juliana Maria Vieira da Costa
Profª Karla Santos de Almeida
Profº Claudenilson Friedrich
Profº José Augusto Lima
Profº Marco Aurélio Arce
Profº Nivalcir Pereira de Almeida
Rosane Rempel
Selma Dias Gonçalves Gaúna
ST Anderson Goulart de Deus
ST Edmilson Dornelles Silva
ST QPPM Fabio Milki da Silva
Stela Maris Vedana
Suelen Valensuela Trindade
Thiago Neiva Moreira
Valdemir Almino
Vilson Barreto Moralles
Wilfrido Idoyaga Farina