Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável.
O município de Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, foi reconhecido como um dos TOP 100 Stories da Green Destinations, destacando-se no cenário global como referência em turismo responsável e sustentável. A cidade integra o Programa DEL Turismo, que visa promover o turismo sustentável e fortalecer a governança local de destinos turísticos.
Com a história “Parceria ambiental: fortalecendo comunidades por meio do turismo”, Bodoquena se destacou entre os destinos brasileiros que participaram da competição. O reconhecimento abre portas para uma visibilidade internacional ainda maior, já que os destinos selecionados tornam-se automaticamente elegíveis ao Green Destinations Stories Awards, maior evento de turismo do mundo.
Entre mais de 170 histórias escritas, os destinos brasileiros premiados foram: Barão de Cocais (MG), Bodoquena (MS), Bombinhas (SC), Bom Jardim da Serra (SC), Fernando de Noronha (PE), Itá (SC), Penha (SC), Rota do Enxaimel (SC), Santa Cruz (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Tibau do Sul (RN) e Treze Tílias (SC).
A inclusão no TOP 100 Stories é resultado de uma rigorosa avaliação baseada em até 30 indicadores de sustentabilidade alinhados às diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Programa
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte.
No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no País. O programa DEL é uma iniciativa do instituto em parceria com o Sistema Comércio, por meio do Senac MS, com apoio da Fundação de Turismo do Estado.
Fonte: Midiamax