A cantora de rap e digital influencer da etnia Guarani Kaiowá, Anarandà, lança nesta quarta-feira (27/11) o livro de grafismo intitulado “Mbojeguaha” produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura de Dourados.
“A ideia central deste projeto é registrar, em um livro nos idiomas guarani e português, esses grafismos e pinturas corporais, para que as futuras gerações preservem a história, os significados e a origem do “mbojeguaha” — os grafismos dos Guarani Kaiowá. Além disso, queremos que os karai (não indígenas) tenham conhecimento sobre esses significados, perpetuando-os de forma correta e harmônica, valorizando a cultura ancestral” comentou a autora.
Nos territórios indígenas de Mato Grosso do Sul existem muitas celebrações com datas importantes e marcantes em que são utilizados artefatos, adereços e, principalmente, pinturas corporais. Essa é uma prática ancestral carregada de significados, no entanto, devido à falta de informação e à escassez de publicações sobre o tema, muitos grafismos têm sido utilizados de forma irregular dentro e fora dos territórios indígenas.
Esse fenômeno também está relacionado à invasão cultural.O processo denominado “tese do branqueamento” dos povos indígenas têm gradualmente afastado esse conhecimento de suas raízes, fazendo com que percam sua essência e o grafismo se reduza a um simples modismo. Poucas pessoas compreendem o significado de cada traço, curva ou linha, que frequentemente simboliza guerras, lutas, celebrações e outros aspectos fundamentais da cultura indígena
Serviço
Lançamento do livro Mbojeguaha – Grafismo
Autora Anarandà
Dia 27/11 – às 13h30
Local Casulo – Espaço de Arte e cultura – Rua Reinaldo Bianchi, 398 – Parque Alvorada
Ficha Técnica
Desenhos e texto: Ana Lucia Rossate – Anarandà
Consultora: Nãnde sy Alexandra Ajala Kunã Yvoty
Coordenação: Marineti Pinheiro
Revisão teórico-crítica: Caciano Lima
Revisão Guarani: Douglas Fernandez Itavera I e Elizonia Rodrigues Savala Gonçalves Sérgio savala
Designer Gráfico: Pitter Marques