A vinda do Filho do Homem, por Eloir Vieira

“Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.33).  

A vinda do Filho do Homem para a igreja, acontecerá num clima festivo, alegre, com gritaria de anjos e som de trombetas. Jesus não descerá até a terra, mas receberá a igreja nos ares: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).

No arrebatamento da igreja, o Senhor Jesus descerá do céu com a trombeta de Deus. Serão toques de comemoração, de vitória! Os mortos em Cristo, ouvirão a voz de comando de Jesus para a ressurreição e os vivos em comunhão com Cristo, terão seus corpos transformados e arrebatados: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz” (Jo 5.28). “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e avida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?” (Jo 11.25,26).

A trombeta soará algumas vezes; no último toque a igreja será levada ao encontro do Senhor nos ares. Os que morreram em Cristo ressuscitarão num instante; e os vivos em comunhão com Cristo serão transformados, e toda a igreja subirá para o céu: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1ªCo 15.52).

Os servos do Senhor devem viver vigiando prudentemente e preparados para subirem ao encontro do Senhor nos ares a qualquer momento inesperado: “Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! (Mt 25.6). A igreja precisa estar preparada para encontrar-se com Jesus: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem para o marido, a saber, a Cristo” (2ªCo 11.2). Disse Jesus: “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13). “Portanto, estai-vos também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais” (Lc 12.40).

O Filho do Homem livrará a sUa noiva da ira que virá sobre toda a terra: “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.10). “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5.9). O Senhor guardará a igreja fiel: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra” (AP 3.10).

A vinda do Filho do Homem para julgar as nações que rejeitaram a Cristo, será num clima de guerra, após a guerra do Armagedom; dias de ira serão aqueles dias: “Porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Ap 6.17). Mas a igreja será livrada da ira: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1ªTs 5.9,10). Deus te livre e te guarde!

Eloir Vieira