Sicredi Centro-Sul MS/BA lança segundo episódio da série “Rota da Cooperação”

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – vai exibir o segundo episódio da série “Rota da Cooperação”, um documentário que conta a história de superação dos associados que, juntos com o Sicredi, fazem a diferença onde estão presentes. Dessa vez, a equipe passou por Eldorado, cidade de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul, e registrou a história do produtor rural Manoel Simões Junior, proprietário da primeira fecularia da região.

Ele veio de Alfenas, Minas Gerais, para acompanhar a esposa, proprietária de fazendas em Eldorado. Manoel e a esposa se conheceram na universidade mineira e iniciaram a vida de casados já em solo sul-mato-grossense. Ele conta das dificuldades do casal quando chegou no município, que não tinha infraestrutura e nem logística adequadas. Pai de duas filhas, o associado iniciou a sua vida cooperativista organizando o funcionamento de uma escola e também do Sindicato Rural da cidade, hoje considerado um dos melhores da região.

As fazendas do casal na época não eram agricultáveis, então começaram com a produção de gado, madeira e carvão. Depois, na década de 90, Manoel iniciou o plantio de soja e milho, mesmo em meio a muitas dificuldades, como as de hoje, que também incluem as condições climáticas. Agora, junto com dois sócios, implantou a primeira fecularia da região, que possui processo de moagem de 200 toneladas/dia de mandioca. “Estamos fazendo um estudo para passarmos para 400 toneladas/dia. Além disso, vamos usar a massa da mandioca para alimentação do gado”, explicou.

Para a construção da primeira fecularia da cidade, nenhum fornecedor contratado veio de fora do município. “A gente é daqui e isso é importante. Nós optamos por pessoas daqui, tanto é que todos os nossos colaboradores são pessoas de Eldorado. Vai ser muito bom e importante para o município. Eu queria deixar alguma coisa para Eldorado. Eu ganhei minha vida aqui, criei minhas filhas aqui, tenho minhas coisas aqui. Eu queria deixar um legado e graças a Deus conseguimos fazer essa empresa”, destacou.

Hoje, a fecularia de Manoel Simões e de seus sócios gera 60 empregos diretos e em torno de 700 empregos indiretos e já exporta fécula para os Estados Unidos, Colômbia e Argentina. O apoio e a parceria para o investimento, vieram da Sicredi Centro-Sul MS/BA. “É uma parceria importante para a empresa. É uma instituição diferente de outros bancos, porque eles conhecem as pessoas, estão vindo visitar nosso investimento. O Sicredi está acompanhando, conhece nosso potencial de trabalho. É uma parceria e um negócio bem diferenciado”, disse o associado.

As entrevistas do “Rota da Cooperação” são conduzidas pelo jornalista Caio Nogueira e, cada episódio, tem a duração de 30 minutos. A série vai trazer a história de vida dos associados de cinco municípios, incluindo Caracol, Eldorado, Naviraí, Nova Alvorada do Sul e Douradina que, em meio às dificuldades e desafios da vida, conseguiram realizar seus sonhos com a parceria da Sicredi Centro-Sul MS/BA.

Os episódios lançados mensalmente estão disponíveis no Youtube da Cooperativa.

Confira o segundo episódio aqui: link.sicredicentrosulmsba.com.br/rota2