Neste sábado (12), é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida , padroeira do Brasil. A santa brasileira é nacionalmente conhecida, angariando milhões de fiéis por todo o território brasileiro e tendo uma cidade no interior de São Paulo que possui um turismo voltado à sua imagem: o município de Aparecida , ou popularmente conhecida como Aparecida do Norte.
O turismo na cidade é voltado para o lado religioso, se concentrando principalmente em locais com a imagens católicas ou no Santuário Nacional, onde está a Basílica de Nossa Senhora. Mas o que fazer na cidade para aproveitar o dia? O iG Turismo separou as melhores atrações para você visitar durante a passagem por Aparecida do Norte.
Basílica de Nossa Senhora Aparecida
Não tem como falar de Aparecida e não citar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida . A área total da construção é maior que a igreja do Vaticano , para se ter uma ideia. No interior, sua arquitetura e design possui detalhes em todas as partes, com constantes restaurações.
Ela é aberta para visitação todos os dias do ano, com missas programadas quase todas as horas do dia. Caso não queira assistir à missa, os visitantes também podem aproveitar para conhecer a igreja e os arredores, com possibilidade de tour guiado.
Nas mediações do Santuário há também locais a serem explorados, como parques de diversões, aquários, museus, locais de pagamento de promessas e lojas para a compra de objetos santificados.
Passarela da Fé
Ainda no Santuário, os visitantes podem caminhar pela Passarela da Fé, que é um dos pontos turísticos mais emblemático da cidade. A passarela possui cerca de 5 minutos de subida, saindo da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e terminando na Basílica Histórica, popularmente conhecida como Basílica Velha . Lá, os visitantes também podem encontrar a Galeria Recreio , que é uma espécie de mini shopping.
Muitos fiéis utilizam a Passarela da Fé para pagar promessas, fazendo todo o caminho de joelho, por exemplo.
Basílica Velha
Falando na Basílica Velha , não podemos deixar de citar a igreja que é um dos maiores pontos de peregrinação. A igreja foi construída em 1834 e possui missas diárias, como aconteceu no Basílica Nova .
Segundo a história, após a imagem ser encontrada no rio e com a pesca milagrosa, ela foi levada para a casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso. Ela teria feito diversos milagres e sua fama começou a crescer, levando a construção de uma pequena capela e sendo substituída por uma maior em 1734. Em 1834, finalmente, ela foi levada à Basílica Histórica.
Caminho do Rosário em Aparecida
Uma opção para quem quer conhecer mais o Santuário é o Caminho do Rosário. A trilha liga a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu , e conta a história da vida de Jesus Cristo. Além disso, ele retrata em 20 imagens os Mistérios do Rosário.
Porto Itaguaçu
O Caminho do Rosário termina no Porto Itaguaçu, localizado às margens do Rio Paraíba do Sul. o rio é descrito como o local em que foi encontrada a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, em 1717.
Centro de Apoio ao Romeiro
Para os que estão perto da Basílica , uma ótima opção para visita é o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) . O local é descrito como um acolhimento aos visitantes, contando com lojas, praça de alimentação e pontos de diversão.
Ele fica diretamente ligado ao Santuário por um caminho coberto que atravessa o espaço do estacionamento.
Morro do Cruzeiro
O Morro do Cruzeiro é conhecido por ser o local em que o bondinho de Aparecida desembarca. Em seu topo, fica a Torre do Mirante , que possibilita uma visão geral sobre o Santuário e a cidade. O bondinho tem seu embarque em frete a Basílica e leva cerca de 10 minutos para subir.
Além do bondinho, os mais aventureiros podem subir o local a pé. São cerca de 15 minutos andando, com um percurso de 800 metros com pontos ingrimes.
Morro do Presépio de Aparecida
Também localizado no Santuário Nacional de Aparecida , o Morro do Presépio é um local de caminhada e meio a história do nascimento de Jesus. São mais de 70 esculturas em 7 mil m².
Os visitantes costumam subir nele para aproveitar a vista e tirar fotos da Basílica .
Fonte: Turismo