Jucás/CE. A Polícia Federal deflagrou, na manhã deste sábado (5/10), uma operação com o objetivo de coletar provas para investigação que apura o suposto crime de corrupção eleitoral. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Jucás. Durante a ação, equipamentos eletrônicos foram apreendidos e serão analisados.
A investigação foi iniciada após denúncias acompanhadas de vídeos que indicavam que um vereador do município estaria oferecendo dinheiro em troca de votos, prática que configura crime eleitoral e compromete a legitimidade do processo eleitoral.
O crime de corrupção eleitoral está previsto no artigo 299 do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965), que estabelece que é crime “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto, ou para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção do processo eleitoral e destaca a importância de combater práticas que comprometam a legitimidade das eleições. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima por meio do canal de comunicação “Comunica PF” na internet.
Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará
@pfceara
(85)999720534
Fonte: Polícia Federal