Espaço venderá produtos da agricultura familiar e atuará como centro de estudos de alimentos orgânicos
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) se tornou a primeira instituição de ensino superior do país a implantar um mercado-escola em seu campus. Espaço será dedicado à comercialização de produtos da agricultura familiar e funcionará como um centro de estudos e venda de alimentos orgânicos e agroecológicos. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (30), na Cidade Universitária, em Campo Grande.
PUBLICIDADE
O mercado-escola, localizado próximo ao Ginásio Moreninho, conta com uma infraestrutura que inclui laboratórios, salas para formação e orientação sobre boas práticas, além de um pátio externo coberto para exposições e vendas.
Com um investimento de R$ 5 milhões, o projeto da UFMS contempla um prédio principal de dois pavimentos, equipado com espaços para manipulação e preparo de alimentos, um auditório, salas de aula, e um pavilhão destinado à comercialização dos produtos.
A UFMS também vai selecionar, por meio de edital, os produtores que terão a oportunidade de venderem seus produtos no mercado-escola, com o objetivo de promover a integração entre o campo e a academia.
A professora Aline Gomes da Silva, coordenadora do mercado-escola e docente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS, destaca que o espaço será uma plataforma para o desenvolvimento de novas soluções no setor da agricultura familiar. “Nosso objetivo é trazer movimentos sociais, órgãos governamentais e toda a comunidade para criar um modelo de gestão inovador que possa ser replicado em todo o Brasil”, afirmou.
Além disso, os estudantes da UFMS terão um papel ativo no projeto e poderão colaborar em áreas como desenvolvimento de produtos, assistência contábil e jurídica, e ações de extensão voltadas aos produtores.
A professora Aline também anunciou que será lançado um edital para permitir que estudantes com projetos de produção própria participem do mercado-escola.
Durante a solenidade de inauguração, o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS), Jaime Verruck, ressaltou o pioneirismo da UFMS no setor. “Este é um espaço de referência nacional. A agricultura familiar ocupa um papel central no Plano Estratégico de Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, e essa obra reforça a importância que o setor tem para o governo e o poder público”.
Fonte: Campograndenews