Uma grande massa de apoiadores e cabos eleitorais do candidato do PDT a prefeito, Carlos Bernardo, iniciou no último sábado, 21, na AABB, a mobilização denominada “arrastão da vitória”, para marcar os últimos 15 dias da campanha. Carlos Bernardo e a candidata a vice, Nady Lobato (PT), foram aclamados com alegres e vigorosas manifestações ao reafirmarem os compromissos de mudança.
Todos os candidatos e candidatas à Câmara de Vereadores frisaram a confiança na mais ampla adesão dos pontaporanenses às 12 prioridades do plano de governo da coligação “Reconstruir e Avançar”, formada por PDT, PT, PCdoB e PV. Um dos principais trunfos de seus candidatos é o apoio declarado e enfático de Lula, presidente da República, de seus ministros e dos parlamentares de sua base.
“Estamos trazendo uma proposta objetiva de gestão e de que forma vamos torna-las viáveis e executá-las. É o que não foi feito nos últimos 15 a 20 anos. A cidade não tem planejamento nem mesmo para os serviços mais simples, como cuidar do trânsito, das ruas, da limpeza pública, das creches, do atendimento básico na rede de saúde. Isto sem mencionar a falta de transparência no uso do dinheiro público”, disse Carlos Bernardo.
AS MUDANÇAS – O candidato fez uma abordagem sucinta sobre suas preocupações e como pretende promover as mudanças reclamadas pela população da área urbana, comunidades rurais, assentamentos e aldeias. Carlos Bernardo deu ênfase à construção do Hospital Binacional de Fronteira, em parceria com a Itaipu, e implantação de núcleos industriais nos distritos de Novo Itamarati e na área urbana.
Disse que sua gestão será de portas abertas, compartilhada com a população, e direcionada a prioridades como o combate ao desemprego, o fortalecimento da economia e ao uso dos recursos disponíveis para realizar investimentos em inclusão social. “Juntos, vamos humanizar os serviços no atendimento das redes de educação e saúde, na coleta de lixo, no transporte coletivo, na modernidade urbana com um fluxo ordenado do trânsito, na acessibilidade e mobilidade, nas creches e escolas de período integral, entre outras medidas”, descreveu.
PÉS NO BARRO – Uma das dezenas de problemas que machucam a comunidade de Sanga Puitã é o desprezo da prefeitura às condições da malha viária local. Além da falta de serviços efetivos e disponíveis para osatendimento em saúde, educação, transporte e lazer, fora o desemprego, o estado precário das ruas é um dos motivos da grande insatisfação de seus moradores.
No sábado, depois do ato na AABB, Carlos Bernardo e Nady foram ao distrito para dar sequência ao “arrastão da vitória”. Lá, constataram a penúria das pessoas tentando levar a vida, atrapalhadas por ruas cheias de lama, algumas intransitáveis. Os candidatos garantiram que uma medida de primeira necessidade da gestão será realizar um programa emergencial de assistência à malha viária. “Como é que um ônibus vai entrar aqui com as ruas nesta condição? Nem neste detalhe tão relevante a comunidade vem sendo lembrada. Isto vai acabar, vamos mudar esta situação”, assegurou.
O “arrastão da vitória” mobiliza apoiadores e comunidades do centro da cidade, dos distritos de Novo Itamarati, Sanga Puitã e Cabeceira do Apa, além de diversos segmentos profissionais e sociais, como os professores, estudantes e pequenos produtores. Envolve os formadores de opinião e personagens de ponta nos segmentos produtivos locais. E tem total apoio de lideranças alinhadas com o presidente Lula, entre os quais os deputados federais petistas Vander Loubet e Camila Jara; os deputados estaduais Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane; e ainda o superintendente regional do Incra, Paulinho Roberto da Silva.