Abertura do 5º Encontro de Procuradorias de Saúde destaca ações para reduzir a judicialização 

Fotos: Guido Breÿ

A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, representou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, durante o evento.

Um dos temas mais abordados na abertura do ENPS (Encontro Nacional de Procuradorias de Saúde), que aconteceu na noite dessa quarta-feira (18) em Campo Grande, está focado nos caminhos e ações para evitar a judicialização da saúde.

O tema foi abordado por representantes dos mais diversos órgãos do sistema de justiça, incluindo a Defensoria Pública, Ministério Público, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Justiça Federal e ANAPE (Associação Nacional dos Procuradores do Estado e do DF), entre outros.

A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, representou o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, durante o evento, e destacou o caráter acadêmico e diverso do encontro, que traz visões de vários campos do direito e a atuação em rede da advocacia pública.

Abertura do 5º Encontro de Procuradorias de Saúde destaca ações para reduzir a judicialização 

Ela também destacou algumas iniciativas empreendidas em Mato Grosso do Sul para otimizar o atendimento em saúde e garantir a efetividade das políticas públicas, além de reduzir a judicialização.

“Temos a Casc, que é a Câmara Administrativa de Solução de Conflitos, específica na área de saúde, a parceria do Tribunal de Justiça no Centro de Judicialização da Saúde, o Cejusc, em uma fase pré-processual junto com a Defensoria Pública. Também temos o Conpeg atuando no tema 1234, na busca da consensualidade e de um novo momento na judicialização”, afirmou, destacando ainda a atuação da PGE nas compras públicas para entrega de serviços e medicamentos e seu papel de apoio aos gestores na tomada de decisão e no desenho das políticas públicas.

O presidente da ANAPE, Vicente Prata Braga, também ressaltou que a união dos poderes e órgãos, dentro das funções essenciais da justiça, conseguem otimizar a consensualidade e permitir que as demandas tenham soluções mais efetivas para a população.

“Momento de fazer essa troca de boas práticas, entender aquilo que obteve sucesso, quais os principais problemas enfrentados pelas unidades da federação e trabalhar da melhor forma possível, entregando nosso melhor para conseguir resultados positivos”, disse.

A cerimônia de abertura do encontro também contou com palestra magna da secretária adjunta de Estado da Saúde, Crhistinne Maymone, que falou sobre a violência contra a mulher como problema de saúde pública.

O evento, que prossegue até sexta-feira (20), conta com seis painéis para a discussão de temas como inovações tecnológicas, gestão hospitalar, política antimanicomial e Tema 1234/STF.

O 5º ENPS é uma realização da ANAPE, com apoio da PGE e APREMS (Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site https://anape.org.br/5-enps.

Moção

Vicente Prata Braga foi condecorado durante a abertura do evento com uma moção de parabenização da Câmara Municipal de Maracaju, terra em que seu tio, Luiz Gonzaga Prata Braga (Loucão), foi prefeito.

Abertura do 5º Encontro de Procuradorias de Saúde destaca ações para reduzir a judicialização 

O documento destaca a formação acadêmica do homenageado, a importância do conhecimento para o avanço da sociedade e enaltece a trajetória de sua família no município.

A homenagem, de autoria do vereador Robert Ziemann, foi apresentada durante o evento pela procuradora-geral do Estado.

Fonte: PGEMS