Taxa de inscrição é de R$ 320 e pode ser paga até 1º de novembro
Foi divulgado nesta segunda-feira (9) o edital da aplicação da 42ª edição do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Este exame é aplicado pela entidade para aferir se o bacharel em Direito possui os conhecimentos e habilidades necessários para exercer a advocacia.
Caso aprovados nas duas fases, os candidatos terão direito a se inscreverem nos quadros da OAB para obtenção da carteira de advogado.
As inscrições iniciam no dia 16 e seguem até 24 de setembro. Para efetuar sua inscrição, o candidato deve acessar a página do exame da ordem, no site da FGV (Fundação Getúlio Vargas), organizadora do certame.
A taxa de inscrição é de R$ 320, que pode ser paga até 1º de novembro. Há possibilidade de isenção de pagamento da taxa, para casos de comprovação de hipossuficiência financeira.
O exame pode ser prestado por bacharéis em Direito, ainda que não tenham colado grau, desde que tenham concluído o curso em uma instituição regularmente credenciada.
Além disso, estudantes que comprovem estar matriculados no último ano do curso de graduação em Direito (até o fim do primeiro semestre de 2025) ou nos dois últimos semestres também estão aptos a realizar o exame.
41ª edição está em andamento
A 41ª edição do exame da Ordem, por sua vez, encontra-se em andamento. Na próxima segunda-feira (16) deve ser divulgado os locais de realização da prova prático-profissional, correspondente à segunda fase do certame.
A aplicação da prova da segunda fase está prevista para o dia 22 de setembro, um domingo. Na mesma data, deve ser divulgada a resposta preliminar da prova prático-profissional (gabarito).
A divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado preliminar da 2ª fase deve acontecer no dia 16 de outubro. O prazo recursal será aberto entre os dias 17 e 20 do mesmo mês.
Por fim, a decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação do resultado final do Exame ocorre no dia 31 de outubro.
Fonte: Midiamax