No último ano, PMA apreendeu 341 aves e aplicou R$ 1.462.500,00 em multas
Com o foco de combater o tráfico de animais silvestres em Mato Grosso do Sul, o 2º Batalhão da PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia a partir deste sábado (24) a Operação Bocaiúva. A ação tem como um dos principais focos, a preservação do papagaio-verdadeiro, principal alvo dos traficantes no Estado.
O policiamento também mira barrar a captura de papagaios, araras, periquitos, maritacas, devido ao início de reprodução, época em que os criminosos retiram os filhotes dos ninhos. A atividade é considerada a terceira prática criminosa que gera mais lucro ao crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas.
Durante a operação, a fiscalização é intensificada nas proximidades e acessos às áreas de ninhos para prevenir a retirada dos animais, principalmente os filhotes, e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes para a prática ilícita.
Além disso, os policiais farão bloqueios nas rodovias para evitar a saída dos animais com destino a outros estados, além de impedir que traficantes de fora e locais possam praticar o crime.
No último ano, durante a Operação, a PMA apreendeu 341 aves e aplicou R$ 1.462.500,00 em multas, sendo nove pessoas conduzidas à Delegacia.
Fonte: Midiamax