Conhecida como a “capital mundial dos botecos”, Belo Horizonte é sede para mais de quatro mil bares: são cerca de 178 estabelecimentos para cada 100 mil habitantes. Confira, a seguir, dez opções de bares para incluir no roteiro:
1. Nicolau Bar da Esquina
Reinaugurado em 2024, o Nicolau Bar da Esquina é um gastrobar de cozinha latino-americana que serve versões originais de pratos tradicionais, como torresmo de barriga com creme de missô (veja na foto abaixo), croquete de rabada e tempurá de quiabo. Tudo isso pelas mãos do chef mineiro Leo Paixão, uma referência nacional.
A carta de drinks também merece destaque. Além das opções clássicas, há diversas bebidas autorais como o “Cai quem quer”, que leva vodka de vanilla, hortelã, suco de limão e xarope de açúcar.
Quando? De terça a quinta-feira, das 19h às 23h. Às sexta-feiras e sábado, das 17h à 0h. Aos domingos, das 12h às 17h.
Onde? Rua Dicíola Horta, 77 – Belvedere.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Nicolau Bar da Esquina (@nicolaubardaesquina)
Continua após a publicidade
2. Pirex
Situado na Galeria São Vicente , com vista para a charmosa Praça Raul Soares , o Pirex é comandado pela chef Isabella Rochinhas e serve petiscos quentes e frios em marmitas de alumínio.
Salpicão na barquete, sandubinha de rosbife, charuto de caponata com molho de tomate defumado e a dupla de croquetes do Nyltão são algumas das delícias presentes no cardápio, que também possui opções veganas e vegetarianas. Para beber, há diversas cachaças e cervejas, além das clássicas batidas da casa.
Quando? De quarta a sexta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h à 0h. Aos sábados, das 12h à 0h. Aos domingos, das 12h às 18h.
Onde? Avenida Amazonas, 1049 – Loja 54 – Centro.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Bar Pirex (@barpirex)
Continua após a publicidade
3. Cachaçaria Lamparina
Com uma estética que remete à década de 1960, a Cachaçaria Lamparina está situada no Velho Mercado Novo e oferece uma enorme variedade de cachaças produzidas por pequenos produtores mineiros.
Além de opções de doses e garrafas, o estabelecimento conta com diversos drinques autorais, como o Bombeirinho, que leva xarope natural de hibisco e beterraba, cachaça prata e suco de limão (veja nas fotos abaixo). Outro destaque é o Marvadeza, que é feito com cachaça, maracujá, manjericão, pimenta-dedo-de-moça e gengibre.
Saiba mais sobre a Cachaçaria Lamparina e outras atrações do Velho Mercado Novo.
Quando? De terça a quinta-feira, das 12h às 23h. Às sexta-feiras e sábados, das 12h às 0h. Aos domingos, das 10h às 18h.
Endereço: Avenida Olegário Maciel, 742 – Centro.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por AQUI É CACHAÇARIA (@lamparina.cachacaria)
4. Timbuca Bar
Situado ao lado de um posto de combustíveis, o Timbuca Bar é comandado pelo chef Caetano Sobrinho e oferece petiscos tradicionais da gastronomia mineira, como língua e chouriço. Também há dadinhos de tapioca e pastéis.
Outro destaque é a carta de cachaças, que conta com cerca de 166 rótulos, todos eles de produtores locais. Os produtos podem ser degustados na forma de doses ou de drinques, como o famoso Rabo de Galo.
Quando? De terça a sexta-feira, das 18h à 0h. Aos sábados, das 12h à 0h. Aos domingos, das 12h às 17h.
Onde? Avenida Afonso Pena, 4321 – Serra.
5. Redentor Bar
Apelidado de “esquina mais carioca de Belo Horizonte ”, o Redentor Bar tem mais de 20 anos de tradição. É famoso pelas suas rodas de samba, seu chopp gelado e seu cardápio variado.
Com música ao vivo todas às segundas e terças-feiras, o estabelecimento é muito procurado para happy hours. Serve diferentes opções de petiscos, bolinhos e pratos típicos de boteco, como pastrami em conserva, tilápia crocante e linguiça artesanal.
Quando? Diariamente, das 11h à 0h.
Onde? Rua Fernandes Tourinho, 500 – Savassi.
6. Mercadinho Bicalho
Conhecido como “Bar do Nivaldo”, o Mercadinho Bicalho foi inaugurado em 1985, com a premissa de funcionar apenas como mercado. No entanto, seu espaço acolhedor caiu nas graças da vizinhança, que o consolidou como um point para beber uma cerveja gelada e encontrar os amigos.
O prato principal da casa é a almôndega, servida com molho e uma camada de queijo minas derretido (veja na foto abaixo). Além dela, o bolinho de carne empanado e as diferentes opções de torresmos e batatas recheadas fazem sucesso.
Quando? Às quartas e quintas-feiras, das 15h à 0h. Às sextas-feiras, das 15h à 1h. Aos sábados, das 11h à 1h. Aos domingos, das 11h às 21h.
Onde? Rua Mármore, 556 – Santa Tereza.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Mercadinho Bicalho • Bar do Nivaldo (@mercadinhobicalho)
7. Cabernet Butiquim
Desde 2015, o Cabernet Butiquim se propõe a “descomplicar o vinho”. O estabelecimento oferece mais de 200 rótulos dos principais países produtores, com variação semanal.
Além disso, o local conta com diversas delícias gastronômicas, que vão desde petiscos, tábuas de frios e sanduíches até saladas e pratos quentes, como risoto de cogumelos.
Para quem não gosta de vinho, também há a opção de pedir um drinque na “Garagem do Cab”, um balcão de coquetelaria.
Quando? De terça-feira a sábado, das 11h30 às 23h. Aos domingos, das 11h30 às 16h.
Onde? Rua Levindo Lopes, 22 – Savassi.
8. Laicos Bar
Com duas unidades, uma no Savassi e outra no Floresta , o Laicos tem ambientes colorido com muitos neons. No seu cardápio, consta uma grande variedade de petiscos, como iscas de tilápia fritas, dadinhos de tapioca, croquetes e coxinhas. O hambúrguer da casa, chamado Bacon Bugah, também faz sucesso.
Há ainda diversas opções de coquetéis autorais, clássicos e releituras. Uma de suas mais recentes invenções foi a coleção de drinques inspirados na animação Divertida Mente 2, da Disney Pixar.
Quando? No Savassi , de segunda a quarta-feira, das 17h à 0h; e de quinta-feira a sábado, das 17h à 1h. No Floresta , de segunda a quarta-feira, das 17h à 0h; às quintas-feira, das 17h às 0h30; às sextas-feiras, das 17h à 1h; aos sábados, das 16h à 1h.
Onde? Rua Ceará, 1560 – Savassi e Rua Sapucaí, 157 – Floresta .
9. Montê Bar
Inaugurado em 2023 com ambiente informal e descontraído, o Montê possui um cardápio repleto de delícias mineiras assinado pelo chef Victor Zuliani.
Além de drinks autorais e tipicamente belo-horizontinos, o menu traz diversas opções de sanduíches, entre eles o mini pão de queijo recheado, e petiscos, como palitos de mandioca, croquete de lombo defumado com jiló e pastel de vento.
Quando? Às quartas e quintas-feiras, das 17h30 à 1h. Às sextas-feiras e sábados, das 17h30 às 2h. Aos domingos, das 13h às 20h.
Onde? Praça Rui Barbosa, 104 – Centro.
10. Juramento 202
Situada dentro do Velho Mercado Novo , a Cervejaria Viela se propõe a produzir cerveja artesanal de qualidade por preços acessíveis. Seus rótulos são servidos no restaurante Cozinha Tupis , na pizzaria Forno da Saudade e, por fim, no boteco Juramento 202 . Ali estão dez torneiras rotativas, com rótulos como a premiada APA Mineira.
Quando? De terça a sexta-feira, das 17h à 0h. Aos sábados, das 12h30 à 0h. Aos domingos, das 12h30 às 20h.
Onde? Rua Juramento, 202 – Pompéia.
Leia tudo sobre Belo Horizonte
Busque hospedagem em Belo Horizonte
Resolva sua viagem aqui
-
Reserve hospedagem no Booking
-
Reserve seu voo
-
Reserve hospedagem no Airbnb
-
Ache um passeio na Civitatis
-
Alugue um carro
Fonte: Turismo