Vereadores de Ponta Porã participam de encontro do Parlamento do Mercosul

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, manteve reunião na manhã deste domingo com a deputada argentina Fabiana Martín, presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul)

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Miudinho, manteve reunião na manhã deste domingo com a deputada argentina Fabiana Martín, presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que reúne parlamentares do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. No encontro foi discutida a pré-agenda da reunião marcada para amanhã, oportunidade que estarão em pauta os problemas cotidianos de quem vive em região de fronteira.

“Nosso domingo é de bastante trabalho, estamos conhecendo as experiências internacionais de Foz do Iguaçu, que desenvolve parcerias com países vizinhos como Paraguai e Argentina e ao mesmo tempo também estamos levando as nossas experiências através do Parlim (Parlamento Internacional Municipal), cujas ações são desenvolvidas em conjunto pelos vereadores de Ponta Porã e os consejales de Pedro Juan Caballero. Aumentar a integração, buscando o desenvolvimento integrado entre as nações irmãs, esse é o objetivo do Parlasul”, disse Agnaldo Miudinho destacando o papel fundamental do senador Nelsinho Trad no fortalecimento de parcerias.

Nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, segundo Agnaldo Miudinho, será realizada a sessão ordinária do Parlasul e Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o evento pela sua localização e importância estratégica. “Mas, já estamos trabalhando para trazer para a nossa fronteira, Ponta Porã/Pedro Juan Caballero, uma sessão como essa, para que os parlamentos nacionais de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Bolívia, possam conhecer e debater os temas relacionados a integração com os representantes de Brasil e Paraguai”, destacou Agnaldo Miudinho.

AGENDA

Entre as várias agendas que acontecem nesse final de semana e segunda-feira em Foz do Iguaçu, os vereadores de Ponta Porã vão se reunir com Jihad Ahmad Abu Ali, diretor de Assuntos Internacionais do município de Foz do Iguaçu. Ele é um dos profissionais mais habilidosos em concretizar parcerias com outros países, inclusive promovendo integração com países de outros continentes. Jihad quer conhecer o trabalho do Parlim e articular a implantação desse tipo de parlamento na fronteira de Foz do Iguaçu com Paraguai e Argentina.

*Edilson José