em Jardim, gado é encontrado morto, dona de propriedade é multada

Divulgação/PMA

Alguns animais estavam deitados, sem forças para se levantar, e a maioria estava extremamente magra

Após denúncia, 230 cabeças de gado em condição de maus tratos e 43 já mortas foram encontrados em uma fazenda de Jardim, na quinta-feira (15). A fiscalização foi realizada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Jardim e a Polícia Civil de Nioaque, e a proprietária foi multada em R$ 273 mil.

De acordo com a PMA, os animais estavam em pastagens totalmente degradadas, sem grama, e com uma quantidade insuficiente de feno. Alguns animais estavam deitados, sem forças para se levantar, e a maioria estava extremamente magra, com costelas visíveis. Entre os bois e vacas vivos, 80 eram bezerros.

A proprietária do gado recebeu multa de mil reais por cada animal, totalizando R$ 273 mil. Ela também deve providenciar alimentação adequada e um veterinário para acompanhar o gado até que se recuperem e possam ser transportados para uma área de pastagem adequada. Segundo a PMA, os animais só não foram removidos do local ainda porque estão muito frágeis.

A Polícia Militar Ambiental recomenda que, por conta da escassez de chuvas e da alta variabilidade de temperatura, os pecuaristas adotem medidas alternativas para garantir o bem estar animal, como suplementação com ração e minerais, além de garantir acesso contínuo a água limpa.

Deixar de fornecer condições adequadas de alimentação e hidratação para animais pode configurar crime de maus-tratos. “Conforme preconiza o Artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, a negligência em garantir o bem-estar dos animais pode resultar em penalidades, incluindo detenção de três meses a um ano e multa. Em caso de morte dos animais, a pena poderá ser aumentada de um sexto a um terço”, informa a PMA em nota.

em Jardim, gado é encontrado morto, dona de propriedade é multada
Imagem aérea mostra animais caídos na propriedade rural (Foto: Divulgação/PMA)

Fonte: Campograndenews