21.1 C
Ponta Porã
terça-feira, 22 de outubro, 2024
InícioBrasil & Mundo5 Fatores A Se Considerar Ao Escolher Uma VPN

5 Fatores A Se Considerar Ao Escolher Uma VPN

A internet é uma excelente ferramenta que veio para ficar para sempre na vida dos usuários. Os seus usos são infinitos, e é possível afirmar que o mundo é o que é hoje em dia por causa dela. A internet nos mostra que o mundo não é tão grande assim, e é possível por exemplo nos comunicarmos em tempo real com alguém que está literalmente do outro lado do planeta.

Porém, ainda há determinados serviços e produtos digitais que só estão disponíveis em um outro país e que seria impossível se conectar a eles sem estar no país em questão. É justamente aí que entra o poder da VPN. 

A VPN  é uma forma de estabelecer uma conexão a internet segura e criptografada, mesmo que ocorra em uma rede pública. A VPN criptografa todos os dados na internet e disfarça a identidade real do usuário, o protegendo assim de possíveis malwares ou ataques cibernéticos.

Existem diversos serviços que oferecem a VPN, mas é necessário saber exatamente o que procura antes de escolher qual VPN utilizar. A boa notícia é que há diversos guia sobre como escolher as melhores VPNS, porém o artigo abaixo irá apresentar alguns alguns pontos importantes antes de escolher uma VPN

5 Fatores A Se Considerar Ao Escolher Uma VPN

Pexels

  1. Servidores Disponíveis

Uma das formas que a VPN ajuda a esconder a sua identidade e desbloquear produtos e serviços impedidos por geolocalização é se conectando com servidores de outros países. Por exemplo, se o usuário quiser ter acesso à Netflix da França, ele pode escolher a França como o país no qual a VPN irá se conectar.

O importante é usar isso a favor, e se for o caso, saber exatamente qual conteúdo e de qual país quer se conectar antes de escolher uma VPN. A Surfshark VPN oferece diversos serviços extras como bloqueador de anúncios, conexão simultânea em diversos dispositivos, DNS inteligente, etc.

  1. Preço

Realisticamente, é necessário prestar atenção também no preço sugerido pela VPN e levar em conta todos os serviços que a VPN oferece. Para se ter uma ideia, o preço médio anual de uma VPN é de R$200. A maioria delas acaba oferecendo os mesmos serviços, então talvez o preço acabe sendo um fator determinante na decisão.

Leve em conta também qual assinatura deseja obter. Geralmente são oferecidas as assinaturas mensais, semestrais e anuais, e quase todos oferecem uma versão de teste grátis por 30 dias. Então, caso o objetivo seja utilizar o serviço por um período breve, talvez aproveitar do teste grátis possa ser uma boa ideia.

  1. Velocidade e Desempenho

A VPN tem o poder de se conectar no servidor de outros países e consequentemente dar ao usuário acesso a conteúdos bloqueados por geolocalização. Porém, com essa conexão, muito da velocidade da internet pode ser perdida.

Não vale a pena ter uma VPN com acesso a todos os países do mundo se a velocidade da internet for metade que a da sua original. A maioria das VPNs mais recentes desenvolveram uma tecnologia para diminuir ao máximo essa perda de velocidade, o que reduz o problema.

pessoa segurando iphone 5 preto

Unsplash

  1. Segurança dos Dados

Um dos principais pontos da VPN é a camuflagem dos dados do usuário, permitindo assim uma navegação mais tranquila na internet. Elas usam tecnologias de encriptação de dados para se certificar que os seus dados estão seguros.

Normalmente a encriptação utilizada é o Padrão de Criptografia Avançada, ou AES-256, uma tecnologia de nível militar de proteção utilizada até mesmo por diversos órgãos governamentais. Outros exemplos de criptografia que podem ser utilizadas são:

  • Criptografia de Hash
  • Criptografia Assimétrica
  • Criptografia Simétrica

Se escolher um bom serviço de VPN, isso provavelmente não será um problema, pois quase todas utilizam protocolos similares.

  1. Reputação Entre Usuários

A opinião dos usuários é bastante importante. Uma breve pesquisa será o suficiente para saber o que outras pessoas estão falando e pode ser uma boa medida para evitar uma dor de cabeça no futuro.

Algumas outras funcionalidades a se considerar são:

  • Facilidade de uso e interface
  • Política de registro de atividades de no-logs
  • Compatibilidade com outros dispositivos
  • Suporte ao cliente