Clima piora e Pantanal volta a ter seis focos de incêndios

Fotos: Álvaro Rezende

Ações para controle e extinção das chamas completam 113 dias nesta terça-feira (23)

A baixa umidade relativa do ar, a falta de chuva e os ventos fortes contribuíram para a propagação de focos de incêndios florestais no Pantanal desde o fim de semana. De acordo com levantamento do Governo do Estado, atualmente seis focos estão ativos no bioma.

A semana começou com os termômetros marcando 33ºC em Corumbá, rajadas de vento que chegam a 24 quilômetros por hora, e umidade do ar abaixo de 20%. As condições climáticas extremas aumentam o risco de incêndios e a rapidez da propagação das chamas.

As queimadas se concentram em Corumbá, cidade a 428 quilômetros de Campo Grande, e atingem as regiões do Rabicho, Porto da Manga, Paiaguás, Maracangalha. Os dois dois focos estão nos nos municípios de Bodoquena e Bonito. Para combater os focos, as operações foram intensificadas.

Na região do Rabicho, próximo ao Rio Paraguai, o enfrentamento ao fogo é realizado a mais de 120 horas. No início da noite deste segunda-feira (22), as equipes recuaram para avaliar a situação, após encontrarem dificuldades de progressão na área, que foi comprometida devido à baixa visibilidade e rápida propagação das chamas.

Já na estrada Parque de Piraputanga, o Corpo de Bombeiros teve ação rápida e conseguiu impedir a propagação das chamas, reduzindo as áreas atingidas. Outros pontos são monitorados na estrada Parque de Piraputanga e próximo ao município de Coxim.

Mais de 10 dias – Nesta terça-feira (23), ações para controle e extinção das chamas completam 113 dias. A força-tarefa entre o Governo do Estado e Governo Federal atua no combate aos incêndios por terra, ar e água.

Além do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), a atuação no Pantanal conta com o apoio de equipes da Força Nacional e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), e ainda agendes do Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

A operação de combate aos incêndios florestais receberá recorço nesta semana. Segundo o Governo do Estado devem chegar aproximadamente 40 bombeiros militares de Goiás, Paraná e São Paulo. Também há previsão de que bombeiros dos estados da Paraíba, Sergipe, Rondônia e Pará, sejam enviados ao Mato Grosso do Sul para colaborar nas ações de combate aos incêndios no Pantanal.

Fonte: Campograndenews