Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou, nesta quinta-feira (27/6), a Operação Vale Velho, em Foz do Iguaçu/PR. Com o objetivo de combater o contrabando na região da tríplice fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai.
A operação visa reprimir os crimes de contrabando de gêneros alimentícios, uma vez que essas mercadorias não passam por controle de qualidade nem cumprem as exigências e especificações técnicas. Por isso, não há garantia da qualidade dos insumos utilizados na produção, no transporte e na estocagem desses alimentos. Em operações anteriores, foram encontrados produtos com falhas sanitárias e má acondicionamento, o que representa um risco à saúde pública.
Participaram da ação servidores da Polícia Federal e da Receita Federal. O local, alvo da operação, foi identificado como um possível ponto de distribuição de produtos ilegais, o que motivou a operação.
Entre as mercadorias encontradas, havia mais de 2.000 litros de azeite cuja comercialização foi proibida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2021, não sendo possível a importação legal.
Ao final da Operação, foram lavrados 16 autos de prisão em flagrante pelo crime de contrabando. Além disso, diversos volumes de mercadorias foram apreendidos, os quais serão contabilizados posteriormente pela Receita Federal.
Com a constatação da prática do crime de contrabando, os indivíduos responsáveis pela comercialização dos produtos estrangeiros foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos de polícia judiciária cabíveis.
Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Contato: (41) 98807-2784
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal