Rio Brilhante é o primeiro município da área de atuação da Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – a ter uma Cooperativa Escolar, um programa sistêmico vinculado à Fundação Sicredi e que proporciona vivências e experiências dos valores e princípios do cooperativismo dentro do ambiente escolar. O lançamento oficial do projeto aconteceu na última quinta-feira, 20 de junho.
O piloto foi adotado em duas unidades do município: nas escolas Criança Esperança II e Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues. A ideia é desenvolver o Cooperativas Escolares com a participação de estudantes por intermédio de games que vão possibilitar o desenvolvimento de competências sobre o cooperativismo, como Liderança; Conhecimento; Criatividade e Cidadania. Inicialmente, o grupo terá a participação de 20 alunos, podendo se estender para mais interessados.
Segundo a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Mirtes Moreno, a metodologia do programa é muito divertida, pois acontece na Trilha de Aprendizagem Cooperlândia, que é um jogo especialmente desenvolvido para as Cooperativas Escolares do Sicredi. “Além disso, a iniciativa é de caráter educativo, sem fins lucrativos, formada pela união voluntária de crianças e adolescentes que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns”, explicou.
O programa é realizado em instituições de ensino que firmam parcerias com a Fundação Sicredi, e acontece no horário do contraturno escolar. Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, a meta é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.