Sicredi Centro-Sul MS/BA está revitalizando a pintura do Prédio das Araras

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – vai realizar uma campanha em que pretende relembrar histórias, fatos interessantes e momentos únicos do prédio Adelina Rigotti, mais conhecido como o Prédio das Araras, localizado no centro de Dourados. A ideia integra as ações de aniversário dos 35 anos da Cooperativa que também está revitalizando a pintura do edifício, o primeiro espaço comercial da cidade, construído em 1977.

A mecânica de produção dos vídeos se dará da seguinte maneira: em um post fixado no Instagram da Sicredi Centro-Sul MS/BA, as pessoas poderão comentar suas histórias, lembranças ou algum outro fato em que o prédio tenha sido o espaço do acontecimento. Essas histórias ganharão vida com a contribuição de influenciadores digitais numa dinâmica divertida e que levará em consideração a preservação da memória da cidade.

Segundo o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o Prédio das Araras é um marco para todos os douradenses e o objetivo é entregar à comunidade um registro desse lugar importante, além da pintura restaurada para embelezar ainda mais a cidade. “Dessa maneira, cumprimos com nosso sétimo princípio que é o do Interesse pela Comunidade, valorizando memórias e reconhecendo os patrimônios históricos e culturais do município”, destacou.

A campanha foi lançada oficialmente no dia 19 de junho, por meio do Instagram da Sicredi Centro-Sul MS/BA (@sicredicentrosulmsba).

A revitalização

Em abril, a Sicredi Centro-Sul MS/BA iniciou a revitalização da pintura do edifício Adelina Rigotti. A revitalização está sendo feita pelo próprio autor da obra, o artista plástico Cleir Ávila, e integra a programação de aniversário dos 35 anos da Cooperativa. O prédio foi o primeiro edifício comercial da cidade, construído em 1977.

Em setembro de 2000, Cleir realizou a pintura das araras e do papagaio nas laterais do prédio, tendo como inspiração os animais do Pantanal. Em 2016, a Cooperativa em parceria com o condomínio Adelina Rigotti, realizou a revitalização da pintura, sendo o próprio autor da obra o responsável pelos trabalhos que, oito anos depois, volta à cidade para essa revitalização.

O artista plástico, Cleir Ávila, é reconhecido por sua influência hiper-realista, em que retrata temas regionais e ecológicos, em especial a cultura, fauna e flora do Pantanal e do Cerrado. Ele possui inúmeros trabalhos espalhados pelo Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Bonito e Dourados.

O Prédio das Araras também foi o primeiro da cidade a ter 11 andares e 54 salas comerciais, um avanço na época. O empreendimento era da família Rigotti, que chegou em Dourados na década de 30, atrás de novas oportunidades. O então Pedro Rigotti, o primeiro dentista da área, faleceu deixando viúva Adelina Rigotti (in memorian), que dá nome ao edifício.