O primeiro encontro do Comitê Jovem da Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – já tem data marcada: será dia 15 de março, em Dourados. Este ano, os jovens terão o desafio de desenvolver projetos de impacto positivo na comunidade.
Para este primeiro encontro, estará presente o educador doutor Rafael Pressoto, que fará a mediação dos temas abordados neste primeiro módulo sobre cooperativismo, retomando as atividades do Comitê para 2024. Outros assuntos importantes serão abordados no decorrer do ano, entre eles Mentor e Mentorado; Empreendedorismo e Voluntariado e Desenvolvimento de Projetos. Em 2023, o Comitê Jovem promoveu capacitação dentro dos temas Liderança; Cooperativismo; Autodesenvolvimento; Propósito e Sustentabilidade.
Segundo o coordenador do Comitê Jovem da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Reinaldo Junior, a ideia é consolidar ainda mais o trabalho do grupo com a sugestão de novos talentos para integrar o Comitê. Atualmente, fazem parte do movimento 20 lideranças jovens dos municípios berço do cooperativismo da área de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul.
Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o Comitê Jovem forma e capacita jovens lideranças dentro do modelo cooperativista para atuação na comunidade, fortalecendo os princípios do cooperativismo da Educação, formação e informação e o princípio do Interesse pela comunidade.
“Por meio do Comitê, esses jovens fortalecem suas capacidades de liderança tornando-se protagonistas sociais na região onde moram. Há fomento para iniciativas de crescimento individual, coletivo e profissional dos associados jovens, com objetivo de estimulá-los para uma participação ativa no cooperativismo, oportunizando espaço para mudanças, desenvolvimento, empreendedorismo e liderança”, enfatizou.