Durante esse período, a pesca é proibida, proporcionando a preservação da fauna aquática.
Durante a Operação Protetora, a Polícia Militar Ambiental atuou cinco indivíduos neste domingo 18, por pesca irregular durante o período de piracema nas proximidades do Rio Amambai, próximo à MS 386, na Ponte do Rio Amambai
Por volta das 16h30, uma equipe da PMA, abordou cinco pessoas pescando à margem do Rio Amambai. Os infratores, quatro homens e uma mulher, utilizavam varas de bambu e varinhas de pesca com molinete, além de já estarem com um peixe capturado.
Conforme as normativas do Estado de Mato Grosso do Sul, o período de defeso está em vigor, com término programado para 29 de fevereiro de 2024, às 00h. Durante esse período, a pesca é proibida, proporcionando a preservação da fauna aquática.
Diante da infração, as cinco pessoas foram autuados individualmente com uma multa de R$ 720,00. Além das autuações, os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai, juntamente com os petrechos de pesca e o pescado apreendido, para as devidas providências legais.
O material apreendido incluiu 5 molinetes, 2 varas de bambu, 6 varas de fibra e 1 caixa de contendo materiais de pesca diversos.
A PMA reforça a importância do respeito ao período de defesa e destaca que a pesca será liberada a partir de 01 de março de 2024, conforme as normativas em vigor.
A Polícia Militar Ambiental enfatiza que o pesque e solte está autorizado apenas na calha dos rios Paraguai e Paraná, conforme o Decreto 15.166, enquanto seus afluentes ainda permanecem em período de defeso.
Fonte: AmambaiNotícias/Geovana Biron