“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (Ap 1.7).
Para a igreja, Jesus receberá os cristãos nos ares lonje dos olhos do mundo,visto que as pessoas do mundo, rejeitaram e negaram Jesus, e não fazem parte da sUa igreja. Para o mundo Jesus aparecerá posteriormente, descendo numa núvem com seus santos anjos, com grande poder e glória; e todos verão Jesus (Mt 24.29,30; At 1.9-11; Ap 1.7).
Na vinda de Jesus para a igreja, a igreja subirá ao encontro do Senhor nos ares. Todos que morreram em Cristo ressuscitarão, e todos que estiverem vivos em comunhão com Cristo, serão arrebatados. Toda a igreja receberá corpos glorificados imortais, e se reunirão com Cristo acima das núvens, e serão levados para o céu, para o Tribunal de Cristo, onde cada cristão, receberá a sua recompensa conforme o que fez ou deixou de fazer na terra enquanto servia ao Reino de Deus no mundo (2ªCo 5.10).
A vinda de Jesus para a igreja, ninguém imagina o dia nem a hora: “Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13). Jesus virá subtamente levar a igreja: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1ªCo 15.52). “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória” (Cl 3.4).
A igreja será arrebatada pelo Espírito Santo e entregue ao Senhor Jesus acima das nuvens: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).
Na vinda para o mundo, Jesus descerá à terra para julgamento das nações; pois rejeitaram e negaram a Cristo; não participaram da sUa igreja: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” Ap 19.11-16).
Será para julgamento das nações e para castigar os pecadores e ímpios que rejeitaram Jesus e se opuseram à sUa igreja: “Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação e destruir os pecadores dela” (Is 13.9); “E visitarei sobre o mundo a maldade e, sobre os ímpios, a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos” (Is 13.11). Prepare-se!