Mundo Novo e Jaraguari recebem Casas do Trabalhador

Casa do Trabalhador (Divulgação, Funtrab)

Atualmente existem 35 Casas do Trabalhador no Estado

A Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) abriu duas novas unidades de atendimento – as Casas do Trabalhador – em Jaraguari e Mundo Novo. Os municípios não contavam com local de referência para oferta de vagas de emprego, orientação sobre Seguro-Desemprego, Carteira Trabalho Digital e qualidade social e profissional.

Mundo Novo apresenta 460 empresas comerciais e é considerada uma das cidades do Conesul do Estado com melhor qualidade de vida. O município apresenta crescimento de sua economia, demonstradas pelos números da RAIS/CAGED e atende ainda a um dos critérios exigidos para abertura de novas unidades de atendimento (em municípios com PEA inferior a 10 mil habitantes), que é o do registro de admitidos ou desligados mais recente superior às médias obtidas.

A Casa do Trabalhador de Mundo Novo fica na Rua Olavo Bilac, ao lado do prédio da Prefeitura, com atendimento de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.

Já Jaraguari possui uma população economicamente ativa (PEA) entre 3,2 mil a 4,2 mil indivíduos. Lá, há diversas comunidades rurais, 19 assentamentos, cooperativas, a Agricultura Familiar bastante desenvolvida com uma produção favorável de gêneros alimentícios e o turismo ainda poderá mudar a realidade socioeconômica da localidade.

O município atende ainda a dois critérios exigidos (em municípios com PEA inferior a 10 mil habitantes), que são: servir como polo para o atendimento aos trabalhadores de outros municípios da mesma microrregião e o registro de admitidos ou desligados mais recente é superior que as médias obtidas. A Casa do Trabalhador de Jaraguari fica na Rua Orlando Nogueira, 461 – Centro, com atendimento de segunda a sexta, das 7 às 13 horas.

Casas do Trabalhador

Atualmente existem 35 Casas do Trabalhador no Estado. A abertura e credenciamento de novas unidades de atendimento no âmbito do Sistema Nacional de Emprego, deve obedecer parâmetros técnicos estipulados por meio de indicadores do mercado de trabalho local, atentando-se aos seguintes critérios:

  • População total
  • População Economicamente Ativa (PEA)
  • Movimentação de admitidos e desligados no CAGED
  • Número de empresas estabelecidas no município
  • Razão da necessidade de instalação

Fonte: Mídiamax