Embaixada diz quantas pessoas querem deixar Gaza para ir ao Brasil

Marwan Sawwaf/Alef MultiMedia/Oxfam - 10/10/2023 A destruição foi causada pelos ataques aéreos israelenses no bairro de Al Remal, no centro da Cidade de Gaza

A destruição foi causada pelos ataques aéreos israelenses no bairro de Al Remal, no centro da Cidade de Gaza
Marwan Sawwaf/Alef MultiMedia/Oxfam – 10/10/2023

A destruição foi causada pelos ataques aéreos israelenses no bairro de Al Remal, no centro da Cidade de Gaza


A embaixada brasileira na Palestina atualizou nesta sexta-feira (27) os números de pessoas que desejam deixar a Faixa de Gaza em direção ao Brasil, totalizando 34 indivíduos.

Desse total, 24 são cidadãos brasileiros, 7 são palestinos que estão em processo de imigração, e 3 são familiares próximos de brasileiros que começarão o processo de imigração.

As 18 pessoas que desejam a repatriação encontram-se na cidade de Rafah, situada próxima à fronteira com o Egito, enquanto as outras 16 estão em Khan Younes, um pouco mais distante da fronteira.

A repatriação dos brasileiros depende da abertura da passagem pelo governo egípcio. Neste momento, uma aeronave da Presidência da República, modelo VC-2, com capacidade para 38 pessoas, aguarda no Cairo para realizar o transporte dos cidadãos.

Autoridades brasileiras mantêm contato com o governo egípcio, buscando convencê-los a permitir a abertura da fronteira e, assim, facilitar o retorno dos brasileiros e de outros indivíduos que desejam deixar a Faixa de Gaza.


O Brasil, atualmente responsável pela presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, está buscando uma resolução que garanta a abertura dos corredores humanitários no Egito, visando à repatriação dos cidadãos brasileiros e de outros interessados.

Até o momento, não há previsão de abertura da fronteira pelo governo egípcio, e a situação permanece em acompanhamento pelas autoridades brasileiras e pela comunidade internacional.

Fonte: Nacional