A Câmara Municipal de Ponta Porã vai promover na quinta-feira, 14 de setembro, uma sessão solene em homenagem aos 80 anos de criação do Território Federal de Ponta Porã. A solenidade terá como principal atração uma palestra do Professor e Historiador Nivalcir Pereira de Almeida. A convite dos organizadores da sessão, o Professor Nivalcir deverá expor para uma plateia formada por estudantes do ensino médio, um pouco da história do Território.
A UPER – União Pontaporanense dos Estudantes e Região é parceira do evento e auxiliou na mobilização dos estudantes de diversas escolas públicas e particulares que se farão presentes no evento.
O Presidente da Câmara Municipal, Candinho Gabínio, juntamente com a 1ª Vice-presidente, Kamila Alvarenga e os demais parlamentares convidam a população para prestigiar a sessão solene.
O Território Federal de Ponta Porã existiu num curto espaço de tempo no final da primeira metade do século passado. Entre os anos de 1943 e 1946, Ponta Porã e alguns municípios vizinhos constituíram o Território (o correspondente da um Estado, membro da Federação brasileira na atualidade). Inclusive Ponta Porã foi a capital na maior parte do tempo.
O Território Federal de Ponta Porã foi criado por um ato do Presidente Getulio Vargas e foi extinto pela Constituição Federal de 1946, já durante o governo do General Eurico Gaspar Dutra, militar que, antes de ser presidente da República, comandou o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado.