A calçada é uma parte vital da via pública, destinada ao trânsito seguro de pedestres e deve ser acessível e segura.
Em uma iniciativa que visa aprimorar a infraestrutura urbana e promover a preservação do meio ambiente, a vereadora Cida Farias apresentou uma importante indicação ao Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, e aos Secretários Municipais de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Obras e Projetos. A proposta busca a criação de um sistema de calçadas ecológicas por meio da elaboração de uma Lei Municipal.
A calçada é uma parte vital da via pública, destinada ao trânsito seguro de pedestres e deve ser acessível e segura. No entanto, muitas calçadas atualmente oferecem desafios significativos, como falta de acessibilidade, excesso de calor devido ao concreto, e escassa permeabilidade do solo, o que pode contribuir para alagamentos em áreas urbanas.
As calçadas ecológicas, objeto da indicação proposta por Cida, são aquelas que incluem uma ou mais faixas de jardinagem, bem como a utilização de materiais que melhoram a permeabilização do solo. Seus benefícios são vastos, incluindo: absorção de água da chuva, amenização da temperatura, desenvolvimento de raízes saudáveis, manutenção de tubulações subterrâneas e embelezamento urbano.
O município de Sidrolândia já demonstrou a sua preocupação com a criação de um ambiente urbano mais sustentável ao editar uma lei específica que aborda a implementação das calçadas ecológicas. Esta lei inclusive propõe a obrigatoriedade da utilização dessa técnica em loteamentos novos.
O vereadora Cida reforça a importância da adoção deste modelo de calçadas ecológicas como uma medida que trará inúmeros benefícios para a cidade, tanto em termos ambientais quanto na qualidade de vida dos cidadãos. Portanto, ela solicita ao Poder Executivo Municipal que encaminhe essa indicação para análise e posterior elaboração de uma Lei Municipal que regulamente e promova a criação das calçadas ecológicas em Amambai.
“Esta proposta não é apenas uma questão de infraestrutura, mas também de cuidado com o nosso meio ambiente e com o bem-estar de todos os cidadãos. As calçadas ecológicas são uma forma inteligente de melhorar nossa cidade, tornando-a mais verde, mais fresca e mais segura para todos”, finalizou Cida Farias.