16/03/2017 09h10
Coordenador fala do CAPS de Ponta Porã. Confira entrevista
Unidade CAPS III está sendo construída para atender internação
Por: Dora Nunes
Coriolando Moraes, técnico de enfermagem e mais conhecido como sargento Curió, coordenador do CAPS (Centro de Atenção Pssicosocial) de Ponta Porã, concedeu entrevista ao jornalista Tião Prado na rádio Cerro Corá FM 91.5, dizendo estar muito feliz em ter sido nomeado nessa gestão do prefeito Hélio Peluffo Filho e que irá buscar um melhor atendimento aos pacientes do CAPS, visto que estavam necessitando de uma maior atenção. “Logo que assumi, reuni minha equipe delegando funções e atribuições buscando melhor atendimento aos pacientes e familiares”, informou.
O CAPS é um órgão que é buscado por aquelas pessoas que realmente quer um tratamento aos problemas com álcool e drogas, prestando primeiramente o acolhimento para depois encaminhar o paciente para uma consulta clínica e atendimentos de assistência social e psicológico.
Coriolando informou que muitos familiares buscam o CAPS pedindo ajuda para um filho, um irmão, marido. Após esse pedido, uma equipe busca entrar em contato com o paciente para início de tratamento, ressaltando que não trabalham com medicamento e sim atuando no psicológico do paciente, com realização de várias oficinas, como de artesanato, crochê, estudo de casos e tratamento de terapia e relaxamento, buscando evitar a internação em hospitais.
O CAPS tem atualmente 520 pacientes em tratamento contra o álcool e 714 pacientes em tratamento contra as drogas, contando com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, médico e enfermeiros, com várias capacitações relacionadas aos casos de álcool e drogas.
Existe ainda agora no CAPS o projeto “Busca Ativa” idealizado por Coriolano Moraes, que será uma nova forma de trabalhar, onde o CAPS sairá de sua unidade em busca daquele paciente que tem prontuário no órgão, mas que desistiu.
Em breve, será implantada a Unidade CAPS III em sede própria que terá 10 leitos para internação daquele paciente que está em surto, onde receberá tratamento especializado e será nas proximidades do cemitério Cristo Rei.
O prédio do CAPS está situado na Rua Wilson Dias de Pinho, 96, nas proximidades do Parque de Exposição.