Porto Alegre/RS – A Polícia Federal cumpriu na manhã de hoje (25/8), um mandado de busca e apreensão em investigação que apura a falsificação de documentos públicos, como porte de arma e identificação funcional.
A apuração teve início em julho de 2023 a partir de denúncia de um requerente de porte de arma de fogo que teria recebido de um “despachante” um documento falso após encaminhar a solicitação para obter o porte, expedido pela Polícia Federal.
Diligências realizadas confirmaram a adulteração, realizada a partir de um arquivo digital original, e identificaram o responsável, alvo da busca executada nesta manhã em Porto Alegre. No cumprimento do mandado, os policiais federais apreenderam um simulacro de pistola, emblemas policiais, algemas e uma carteira de identidade funcional.
As investigações prosseguem para identificar outras possíveis falsificações de portes de arma. O investigado responderá pelo crime de falsificação de documento público.
A Polícia Federal esclarece que o requerimento de autorização de porte de arma de fogo de uso permitido pode ser feito diretamente pelo interessado, sem intermediação de terceiros, através do site da Polícia Federal (https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/armas).
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (51) 3235.9005
Fonte: Polícia Federal