Ponta Agrotec 2023 terá Encontro de Produtores de Leite para debater a futuro da produção em MS

A segunda edição da Ponta Agrotec pretende promover o conhecimento e a inovação no agronegócio do Estado, estimulando o desenvolvimento da produção sustentável e os avanços sociais no campo. Além disso, quer fomentar a concretização de negócios entre produtores rurais, expositores e de todos os setores que envolvem o ecossistema em torno do agronegócio presentes no evento.

Por isso, a feira, que vai acontecer entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Ponta Porã/MS, conta com ampla programação, englobando o 2.º Encontro de Produtores de Leite – Rota Sul Fronteira, liderado pelo deputado Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar do Leite em MS.

Promovido pela Bancada do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e APLAI – Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Itamarati, o encontro vai debater “O futuro da produção leiteira em Mato Grosso do Sul”.

Conforme o deputado Renato Câmara, a Frente Parlamentar do Leite apoia oportunidades e levanta questões sobre as atividades leiteiras no Estado. Para ele, não basta reduzir impostos, mas é preciso garantir linhas de crédito, logística, estradas transitáveis e condições adequadas para levar a produção leiteira a outro nível. “Queremos discutir as ações e as perspectivas do cenário leiteiro atual, de modo a fortalecer a produção de leite do nosso Estado”, comenta Câmara. 

Com capacidade de produção de 1,34 milhões de litros/dia, a atividade leiteira em Mato Grosso do Sul sofre com redução de 47% no volume desde 2016, de 338 para 174 milhões de litros/ano. Para mudar a realidade o Estado precisa passar por mudanças estruturais que vão da profissionalização da atividade, investimento em tecnologia, entre outras ações. 

Segundo Eder Oliveira, diretor-executivo da APLAI, o encontro traz para perto dos produtores o que ele tem de mais representativo hoje. “Junto ao Governo do Estado, a Assembleia Legislativa fiscaliza e cobra melhorias para o setor da cadeia produtiva do leite, que é hoje o ganha pão de muitos produtores da agricultura familiar”, explica. Com o Encontro, a Frente Parlamentar, liderada pelo Deputado Renato Câmara, sai da Capital e vem para perto do produtor da Região Sul a fim de buscar discutir e ouvir os gargalos desses produtores, ”porque só eles sabem, de verdade, as dificuldades do setor, e assim, juntos, podem buscar melhorias para produzirem com mais tranquilidade”, complementa. 

O 2.º Encontro de Produtores de Leite está na programação extra da Ponta Agrotec e vai acontecer no dia 01/09, das 13h às 17h, com palestras e grupos de trabalhos, divididos em 6 eixos temáticos: Estradas Vicinais/Logística/Energisa; Nutrição; Genética; Qualidade e Produtividades do leite; Mercado (Representatividade do setor leiteiro) e Financiamentos e Créditos.

Cada eixo terá um facilitador e um Secretário moderando o debate. Os grupos, serão divididos e cada um apresentará cinco propostas dentro do tempo proposto de 30 minutos.

Serviço

A Ponta Agrotec é uma realização do Majestic Hall, com apoio do Governo do Estado, Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As instituições parceiras e confirmadas desta edição são IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, Senar, Aprosoja, Embrapa, Senai e Sebrae.

Mais detalhes no site: https://pontaagrotec.com.br/

Informações: [email protected]

WhatsApp: 67 992821622