Carreta do Hospital de Amor inicia exames de Mamografia e Papanicolau em Amambai

Divulgação

A carreta estará no município entre os dias 21 e 25 de agosto

A unidade móvel do Hospital de Amor iniciou na tarde desta segunda-feira, 21 de agosto, a coleta de materiais das mulheres de Amambai para a realização de exames de Mamografia e Papanicolau (preventivo) que diagnosticam câncer de mama e de colo de útero.

A ação é uma parceria entre o Hospital de Amor com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e atenderá as cidadãs do município oferecendo gratuitamente os resultados com mais celeridade, oportunizando mais chances de prevenção.

A carreta estará no município entre os dias 21 e 25 de agosto, com início diário das atividades às 7h seguindo até às 17h, com exceção da sexta-feira, quando o atendimento será até às 11h. A abertura da programação acontece na manhã desta terça, 22, a partir das 10h, com a presença das autoridades que fizeram parte dessa conquista.

Segundo a secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, um agendamento prévio já foi realizado nas unidades básicas de saúde do município, mas enquanto a carreta estiver no município outras vagas serão disponibilizadas para atender à população. “A programação vem de encontro com as demandas da nossa comunidade e através dela poderemos salvar muitas vidas, agradecemos ao Hospital de Amor que disponibilizou essa oportunidade e convidamos a todos que prestigiem”, afirmou.

Cabe ressaltar que, tanto o exame de mamografia quanto o exame preventivo são realizados no município de Amambai e devem ser agendados na unidade básica de saúde de cada munícipe.

Sobre a carreta

A Carreta do Amor foi projetada para realizar ações de prevenção e saúde, sendo equipada com dois mamógrafos digitais de última geração, que por serem equipamentos de alta tecnologia, podem detectar o câncer ainda em fase inicial, facilitando assim o tratamento. Toda a equipe que atuará no local é formada apenas por mulheres, evitando assim, qualquer tipo de constrangimento para as pacientes.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAMBAI