O trabalho em rede garante a aplicação da lei, o acolhimento das vítimas, visando romper o ciclo da violência e fazer cessar e impedir novos casos.
Na manhã desta quarta-feira (02), marcando o início da Campanha Agosto Lilás, a Polícia Militar de Amambai inaugurou a Sala do Programa Mulher Segura – PROMUSE, que foi adequada e equipada com o apoio do Poder Judiciário local, obra executada por meio do Conselho Municipal de Cidadania e Segurança Pública – COMCISP.
O PROMUSE teve seu início em Amambai em 2014 ainda como um projeto que visava adotar protocolos no sentido de melhorar a qualidade e humanizar o atendimento policial militar dos casos de violência doméstica e familiar e tornou-se um programa institucional em 2018, sendo levado para outros municípios sul-mato-grossenses como uma iniciativa da polícia militar na prevenção, garantindo o cumprimento das medidas protetivas de urgência, que afasta os agressores, a partir do policiamento de fiscalização de cumprimento realizado pelas equipes de serviço, levando segurança não só às mulheres, mas às famílias que vivem em situação de violência.
Em Amambai e demais municípios atendidos pela 3ª Companhia Independente de Polícia Militar que possuem comunidade indígenas o PROMUSE também é uma forma de entrada e aproximação, levando proteção e cidadania às mulheres Guarani-Kaiowa.
O programa também interage com outros órgãos e instituições, como FUNAI, CASAI, SESAI, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, CRAS, CREAS, que permite o encaminhamento de outras vulnerabilidades das famílias, que estão associadas à violência doméstica. O trabalho em rede garante a aplicação da lei, o acolhimento das vítimas, visando romper o ciclo da violência e fazer cessar e impedir novos casos.
Em 2020, percebendo que faltava uma ação preventiva voltada para os homens, a 3ª CIPM criou o projeto Reinventando Masculinidades, para complementar o trabalho do PROMUSE. O projeto acontece em parceria com o Poder Judiciário local, prevê uma palestra individual ou em pequenos grupos para o homem autuado por medidas protetivas de urgência. Na palestra é abordado o tema masculinidade hegemônica e sua relação com a violência doméstica e familiar contra a mulher. É também um momento de orientação sobre as medidas protetivas e sobre a rede de ajuda disponível, prevenindo o descumprimento da ordem de restrição e a reincidência no crime.
De outubro de 2020 até hoje o projeto com os autuados já atendeu 156 homens que tiveram um momento de reflexão visando a sua reeducação e responsabilização. Atualmente o projeto conta com o apoio voluntário da policial penal e psicóloga Jessica Dias dos Santos, que é cedida pela Agência Estadual de Administração Penitenciária – AGEPEN duas vezes ao mês para complementar as palestras, contribuindo na prevenção com o conhecimento adquirido no atendimento que faz no sistema penitenciário.
O prédio se destina a atender o público assistido pelo PROMUSE e pelo Projeto Reinventando Masculinidades, ou seja, o espaço se destina ao acolhimento das mulheres vítimas e a orientação dos homens envolvidos nos crimes de violência doméstica.
Estiveram presentes na inauguração a Coordenadora Estadual do PROMUSE, Capitã PM Bruna Carla Sanches Rodrigues, o Prefeito Municipal e seu Vice, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e o Sr. Rodrigo Serlhost, a Presidente da Câmara Municipal, vereadora Lígia Borges, o Diretor do Fórum local, Dr. Diogo de Freitas, a Titular da 1ª Promotoria de Justiça, Dra. Nara Mendes dos Santos Fernandes, o Presidente do COMCISP, Bruno Anderson Matos e Silva, o Comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada, Tenente-Coronel Eric Carlos Corrêa da Cruz, a Delegada de Polícia Civil Alana Tissia Lima dos Santos, a gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Sra. Prisicla Judice Lemes, o diretor do Estabelecimento Penal de Regime Semiaberto, Vanderlei Alberto Hermann, o corrdenador da FUNAI, Sr. Jovelson Vesques Gonçalves, as lideranças das Aldeias Amambai e Limão Verde, Sra. Lurdelice Moreira Nelson e Sr. Alimer Nelson, e outras autoridades civis e militares do município.
FONTE: PM MS