Como é viver em Santidade? por Eloir Vieira

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

Viver em santidade não se resume em frequentar igreja, orar, jejuar, contribuir com a instituição onde congrega. Essas coisas são atividades particulares dos cristãos.

O primeiro quesito do versículo, manda viver uma vida em paz! Ter paz, é ter tranquilidade, serenidade, confiança, despreocupação, mansidão e segurança. Paz com todos, consiste num relacionamento amigável com todos; sem brigas, sem desavenças.

Ter paz com todos vai além de amizade e bom relacionamento com familiares e amigos. Assim como Deus ama a todos os pecadores, justos e injustos, quem crê em Deus, aceita seus mandamentos e segue o exemplo do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Sem acepção de pessoas, sem discriminação; perdoando as pessoas que nos afrontam, nos agridem física ou moralmente. Jamais revidar nem se vingar!

 Jesus manda perdoar e orar pelas pessoas que nos fazem mal: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.43-48).

A segunda parte do versículo, nos manda se santificar. Deus é Santo! Seu povo de Israel deveria se santificar: “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). O povo de Deus, precisa viver em santidade. Viver em santidade é renunciar ao pecado: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica” (Lv 20.7,8).

Deus santifica seu povo por meio do seu Espírito Santo (1ªCo 6.11). Ao crermos na morte e ressurreição de Jesus, e confessarmos a Cristo como nosso único Salvador e Senhor, devemos dar honra e glória àquele que nos salvou, com nosso espírito, alma e corpo: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1ªCo 6.20).

Não se santificar, é afrontar a Deus e ao seu evangelho: “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo” (1ªTs 4.7,8). “Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1ªPe 1.16). “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Seja santo!

Eloir Vieira