Para atender a população indígena de Mato Grosso do Sul o deputado estadual Neno Razuk (PL) solicitou ao Governador Eduardo Riedel e a secretária Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira que seja feito estudo técnico para criação da Coordenadoria de Apoio aos Povos Indígenas, vinculada a SEAD (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos).
O objetivo principal é contemplar a população indígena de Mato Grosso do Sul, com Planejamento e Execução de Ações para o desenvolvimento Ativo e Sustentável. “Temos a segunda maior população indígena do Brasil e em Dourados fica a maior população indígena do Estado, essa coordenadoria valoriza e amplia a voz dos povos originários em Mato Grosso do Sul. São vinculadas a SEAD inúmeras subsecretarias e superintendências em prol de segmentos sociais, e com a Coordenadoria será possível concentrar o atendimento da população indígena”, justifica o parlamentar na proposição.
Para o deputado, a ação vai facilitar o mapeamento das necessidades, planejamento, proteção e execução de ações voltadas para os povos indígenas. “É necessário que as políticas públicas do Estado sejam articuladas, para que se empenhem recursos suficientes para o atendimento aos povos indígenas e estes recursos sejam efetivamente usados em atendimento aos que mais precisam”, destacou.