Gerente da empresa informou que está tudo normal no local
A redação do site Pontaporainforma recebeu no sábado (17), no período da manhã, uma reclamação quanto ao forte odor exalado pela Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Estoril que vem afetando o bem estar da população.
Em um primeiro momento, a reportagem foi até o local e lá chegando conversou informalmente com alguns colaboradores da empresa Sanesul que cuidam do funcionamento da estação.
À principio, os colaboradores informaram como é o funcionamento da estação de tratamento de esgoto que recebe os resíduos de grande parte da cidade, tratando e dando a destinação correta tanto aos resíduos sólidos quanto aos resíduos líquido e que depois de receber o tratamento necessário, é jogado no rio que passa um pouco abaixo sem nenhuma contaminação.
Os moradores dos bairros ao redor da estação reclamam que em determinados horários do dia, o odor exalado pela estação é muito forte e chega até a prejudicar os moradores, causando náuseas e ânsia de vômito.
Informação é de que no horários de pico nas casas que vai das 7 as 8, 12 as 14 e das 17 às 19, há um aumento do fluxo de esgoto que vai para a estação, aumentando o odor forte.
Outra reclamação que foi feita é de que nos momentos em que os caminhões limpa fossa despejam os seus dejetos em um local mais abaixo, também aumenta o odor que vai em direção as casas.
Um dos colaboradores da empresa Sanesul disse que vai ser colocado em prática um projeto de reflorestamento aos redor da estação de esgoto, com a plantação de várias mudas de Eucalipto, com o objetivo de diminuir o odor exalado.
Procurado, o gerente da Sanesul em Ponta Porã, Célio Poveda Filho, respondeu aos questionamento com tranquilidade e segundo ele: “A Estação de tratamento de esgoto foi projetada e está dentro da capacidade de tratamento; em horário de pico ou não, ela não extrapola a sua capacidade de tratar e o volume está dentro da capacidade normal dela”.
Com relação ao caminhão auto fossa, segundo Célio, já existe um projeto para tirar da estação Estoril e isso só não aconteceu ainda porque o Município não conseguiu garantir o acesso a estação São Tomaz por conta das obras do anel viário.
Segundo o gerente da Sanesul local, nesta semana a prefeitura garantiu que poderia dar o acesso continuo, então as obras vão iniciar para readequar esse ponto de lançamento, sendo que ponto de lançamento de caminhões vai sair da estação Estoril e vai para a Estação São Tomaz, mas são ainda 120 dias de obras tendo um tempo adequado sem muitas chuvas para que a obra possa caminhar a contento.
“A partir do mês de julho, vamos contar 2 meses para resolver esse problema e tentar minimizar o máximo a questão do odor no local” disse Poveda.
Célio Poveda disse: “Em Ponta Porã todas as ações estão sendo executadas, as operações são feitas em instruções de trabalho e nós estamos fiscalizando isso bem de perto, então operacionalmente falando, tudo está sendo cumprido dentro das obrigações tratadas” completou.
Ainda no sábado (17), em contato via whatsapp com a Secretaria de Meio Ambiente Thalita Klais foi informado que: “No momento não tenho como te responder a situação acima mencionada, mas na segunda-feira (19), estarei averiguando e lhe darei uma resposta técnica”.
Hoje segunda-feira (19), no fim da tarde, Klais enviou mensagem à redação: “Estivemos no local nessa manhã. Foi verificado que o RALF da Sanesul está em funcionamento normal. Em conversa com a Sanesul eles estarão se organizando internamente para as auto fossas despejarem na outra RALF. E trataremos com a Sanesul o que mais pode ser feito para amenizar o mau cheiro.”
Matéria editada às 18h30 para acréscimo de informações
Abaixo o vídeo feito no local.