Ponta Porã: Ponta Agrotec promove eventos com parceiros do setor leiteiro

A Frente Parlamentar do Leite, liderada pelo deputado Renato Câmara, estará presente na Ponta Agrotec 2023, que acontece em Ponta Porã, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro. O convite para a Feira foi entregue pela coordenadora científica da Ponta Agrotec, Tassiara Baldissera, durante o evento “Leite da Manhã”, que marcou a abertura do Seminário Estadual do Leite, na última terça-feira, dia 30, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, e contou com a presença do presidente da casa, deputado Gerson Claro, parlamentares, lideranças do setor e produtores de leite.

Lideranças da APLAI – Associação de Produtores do Leite do Assentamento Itamaraty  também marcaram presença no Seminário Estadual do Leite. Na ocasião, o deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar do Leite, Renato Câmara, também recebeu o convite para o 2° Encontro dos Produtores de Leite de Ponta Porã, que será realizado durante a Ponta Agrotec 2023.

De acordo com o deputado Renato Câmara, a Frente Parlamentar do Leite está engajada em apoiar oportunidades e debater o futuro da atividade leiteira no Estado. Para ele, não basta reduzir impostos, mas é preciso garantir linhas de crédito, logística, estradas transitáveis e condições adequadas para levar a produção leiteira a outro patamar. Opinião compartilhada pelo deputado Junior Mochi, que ressaltou a queda da produção leiteira em vista da falta de incentivos aos produtores de Mato Grosso do Sul, além do ICMS elevado, que prejudica a competitividade dos produtores locais, frente a produtos vindos de outros estados.

Segundo Eder Oliveira, diretor executivo da APLAI, a expectativa para o 2º Encontro dos Produtores de Leite de Ponta Porã, que integra a programação da Ponta Agrotec,  “é apresentar, ao Poder Público, um diagnóstico da cadeia produtiva do leite e destravar muitos projetos junto aos ministérios e à Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco, além de colhermos, junto aos produtores, as demandas do setor, apresentar à Frente Parlamentar do Leite e, através dos parlamentares, fazer chegar esses pedidos aos representantes dos governos estadual e federal”.

Conforme Adriana Mezher, diretora executiva do Majestic Hall e coordenadora geral da Ponta Agrotec, em sua segunda edição, a Ponta Agrotec quer promover o conhecimento e a inovação no agronegócio do Estado, estimular o desenvolvimento da produção sustentável, a competitividade e os avanços sociais no campo, além de fomentar a concretização de negócios entre produtores rurais, expositores e parceiros do evento.

A executiva também ressalta que a feira acontece através da parceria público-privada com a participação de autarquias, entidades e empresas. “Nós agradecemos a todos os parceiros, em especial aos expositores que acreditaram e marcaram presença na primeira edição da Ponta Agrotec e que já confirmaram presença na edição de 2023. Importante agradecer aos parceiros, fornecedores, colaboradores e todos que fazem da feira um sucesso”.

Serviço

A Ponta Agrotec é uma realização do Majestic Hall, Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As instituições parceiras e confirmadas desta edição são IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, Senar, Aprosoja, Embrapa e Senai. 

Mais detalhes no site: https://pontaagrotec.com.br/