O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Candinho Gabínio, apresentou, por meio de uma indicação lida em Plenário na sessão ordinária de 30 de maio, a proposta de implantação de uma linha de transporte coletivo interligando as faculdades existentes em nosso município com as faculdades existentes no município de Pedro Juan Caballero, denominada cinturão do transporte educacional. A proposta também deverá ser levada ao Parlamento Municipal Internacional, o PARLIM, que reúne vereadores das duas cidades.
Candinho Gabinio explicou que “hoje nossa Fronteira está agraciada com várias instituições de ensino superior como UFMS, UEMS, FIP Magsul, IFMS e outras que funcionam com o sistema EAD e no futuro bem próximo as faculdades Anhanguera iniciará suas atividades em nosso município. Já na nossa cidade gêmea Pedro Juan Caballero estão implantadas várias faculdades, em especial aquelas que oferecem os cursos de medicina e odontologia como as instituições, UCP, UniNorte, Pacifico, UPAP, UASS, Sudamericana, UPG e Universidad Católica, onde aprimoram seus conhecimentos cerca de 20 mil alunos. Ocorre que a maioria desses discentes são de outras localidades desta forma, necessitam buscar um lugar onde residir e muitas vezes esses espaços ficam longe daquelas instituições dificultando seu transporte até as mesmas. Sabedores que somos da importância dos ensinamentos que aquelas universidades têm na vida de cada um daqueles alunos e do apego que aqueles educandos têm para o desenvolvimento de nosso município e da importância de ofertarmos uma maneira mais humana para que os mesmos cheguem até seu local de estudo é que realizamos esse ato indicativo”.
A indicação contendo o pedido foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos com cópia ao Secretario Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Marcelino Nunes de Oliveira.
Na mesma sessão o parlamentar apresentou indicação encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e ao engenheiro André Messias Manosso, Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, solicitando manutenção na iluminação pública para rua Ramão Franco, bairro Bosque Ponta Porã.
Candinho Gabinio disse que “aquela região precisa muito de tal manutenção, tendo em vista que a iluminação é um serviço público essencial para a qualidade de vida da comunidade e que é de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico do Município constituindo um dos fatores primordiais para a segurança nos centros urbanos, tanto na questão do tráfego de veículos e pedestres quanto na prevenção contra a criminalidade, pois a falta total de iluminação compromete a visibilidade dos moradores que trafegam pelo local”.